TRT-15 vence Prêmio Auditoria de Geração de Valor, do CNJ
anasiqueira
Seg, 26/08/2024 – 13:47
Um projeto inovador para otimizar a fiscalização dos atos de pessoal implantado pela Secretaria de Auditoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foi o grande vencedor do Prêmio Auditoria de Geração de Valor – 2024, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O anúncio ocorreu durante o 3º Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário (SIAUD-JUD 2024), realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, em Brasília, e contou com a apresentação de 39 projetos de diversos outros órgãos do Judiciário.
#ParaTodosVerem: mesa diretora do fórum do CNJ.
A prática vencedora da 15ª, intitulada “Automação da Fiscalização dos Atos de Pessoal”, teve como responsáveis os servidores Carla Joyce Gomes Alarcon de Paula, Denis Alessandro Chagas, Eber Xavier do Nascimento Junior e Lucas Leonardo Cazalli Xavier.
Em segundo lugar ficou o projeto “O Uso da Inteligência Artificial para Seleção de Objetos de Auditoria”, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), e em terceiro lugar, “O Uso da Inteligência Artificial no Processo de Monitoramento de Recomendações de Auditorias”, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Participaram da votação todas as pessoas inscritas no Fórum.
Em operação há cerca de quatro meses, o projeto do TRT-15 unifica dados de diversos sistemas (SIGEP, FolhaWeb, Folha Oracle) em uma única plataforma, permitindo consultas automatizadas que agilizam e estruturam a análise. O projeto automatiza cálculos complexos e conferências, como averbações de tempo de serviço, cumprimento de requisitos legais e apuração de proventos e pensões. Além disso, permite a atualização automática dos salários de contribuição, incluindo a aplicação de índices legais e a incorporação de diferenças reconhecidas judicialmente. ”Essa inovação trouxe maior eficiência e padronização, permitindo que os servidores dediquem mais tempo a auditorias e consultorias estratégicas para o Tribunal”, explica a coordenadora Carla de Paula.
O secretário de Auditoria, Sinval Alves Fernandes, afirmou que “a premiação reflete o compromisso da nossa equipe em promover a eficiência e a inovação nos processos internos, gerando benefícios concretos para nossa instituição e para o Poder Judiciário como um todo”.
A premiação promovida pelo CNJ tem como objetivo destacar ações ou projetos inovadores propostos por magistrados e servidores do Poder Judiciário, que gerem valor em auditoria interna. A prática desenvolvida no TRT-15 está sendo compartilhada com outros tribunais. Além do reconhecimento formal, o CNJ concederá placa comemorativa ao Tribunal.
Com informações do CNJ e da Secretaria de Auditoria do TRT-15
Foto: G. Dettmar/Ag. CNJ