TRT-15 promove seminário sobre segurança e saúde do trabalhador na era digital
anasiqueira
Seg, 31/03/2025 – 18:08
A Escola Judicial e o Comitê Regional do Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promovem na sexta-feira, 4/4, das 9h às 13h, o Seminário “Dos serviços de cuidados à Era Digital: desafios para universalização da segurança e saúde do trabalhador”. A iniciativa integra as atividades do Movimento Abril Verde.
“A ideia do Abril Verde é colocar a saúde e a segurança em foco durante o mês, promovendo diversas ações que chamem a atenção de todos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, destaca o gestor regional de segundo grau do Programa Trabalho Seguro, desembargador Edmundo Fraga Lopes.
Segundo a gestora regional de primeiro grau, juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas, o movimento faz referência ao Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, em 28 de abril. “A cor é verde, pois representa a área da saúde”, complementa. Ela esteve em reunião com o prefeito Dário Saad e com o presidente da Câmara, Luiz Rossini, além do vereador Cirilo para tratar do Abril Verde. Além do TRT-15, os prédios da Câmara Municipal e da Torre do Castelo serão iluminados com a cor verde, reforçando a adesão ao movimento de conscientização sobre saúde e segurança do trabalho.
Conferência do ministro Balazeiro
Com conferência de abertura ministrada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro, o seminário contará com palestras da professora Regina Stela Vieira e do desembargador do TRT-2/SP, Homero Batista Mateus da Silva.
A professora Regina Vieira abordará a saúde e a segurança do trabalho na perspectiva do cuidado, tratando do trabalho remunerado e do trabalho não remunerado. Apesar de desvalorizado, esse tipo de serviço garante a continuidade da vida, demandando de quem o exerce uma multiplicidade de conhecimentos e esforços, que muitas vezes escapa à percepção de perícias e à análise da Justiça.
Já o desembargador Homero tratará dos desafios para o enfrentamento da saúde, higiene e segurança do trabalho nas novas formas de organização produtiva e nas modalidades crescentes do trabalho remoto. Trará reflexões sobre formas alternativas de fiscalização e de acompanhamento das diretrizes básicas da precaução e da prevenção da saúde do trabalho na era digital.
O evento híbrido, voltado a magistrados, servidores, estagiários do TRT-15, advogados, outras Escolas Judiciais e público externo, será realizado no Auditório da EJud-15 (Rua Barão de Jaguara, nº 945, 2º andar, Centro, Campinas/SP) e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Ejud-15.
Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia, por meio da plataforma Sisejud (presencial e telepresencial). Carga horária de 4 horas.
Programação
9h Credenciamento e café de boas-vindas
9h30 Abertura
9h45 Conferência de abertura
Alberto Bastos Balazeiro – ministro do TST
10h45 Palestra “Saúde e segurança do trabalho na perspectiva do cuidado”
Professora Doutora Regina Stela Corrêa Vieira
Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
11h45 Palestra “Dilemas da saúde e segurança do trabalho na era digital”.
Homero Batista Mateus da Silva – desembargador do TRT2
12h45 Encerramento