TRT-15 e MPT-15 destinam R$ 4,6 milhões ao Hospital Mário Gatti
anagatto
Qua, 30/10/2024 – 14:52
Nesta terça-feira, dia 29/10, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas, foi palco de uma cerimônia especial para marcar a transferência de R$ 4,6 milhões destinados ao projeto de reestruturação ortopédica da instituição. A verba é fruto de um acordo firmado no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região entre uma empresa de pneus e o Ministério Público do Trabalho, homologado no âmbito da Ação Civil Pública 0000232-48.2012.5.15.0131, que tramitou na 12ª Vara do Trabalho de Campinas.
#ParaTodosVerem: O desembargador Samuel e o prefeito Dário posam para a foto segurando o cheque simbólico. Posam para a foto também os dois representantes do hospital.
#ParaTodosVerem: Sete homens e uma mulher posam para a fotos.
O evento reuniu o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, o prefeito de Campinas, Dário Saadi,o diretor-presidente da Rede Municipal “Dr. Mário Gatti” de Urgência, Emergência e Hospitalar, Sérgio Bisogni, e o diretor técnico do hospital, Carlos Henrique Mamud Arca. Também estiveram presentes representantes do Grupo de Trabalho para Acompanhamento da Destinação de Valores do TRT-15, os desembargadores Edison dos Santos Pelegrini (coordenador), Renato Henry Sant’Anna e a juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti. Compareceu ainda o membro da Comissão Especial de Relacionamento da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o TRT-15, José Rafael de Santis.
#ParaTodosVerem: Cinco homens e uma mulher sentados em volta de uma mesa conversando.
O valor será aplicado no fortalecimento da linha de cuidado ortopédico, com foco na reabilitação de trabalhadores e pacientes com lesões, como LER/DORT, e outros problemas decorrentes de acidentes. O projeto visa, entre outras iniciativas, a modernização do parque de equipamentos do hospital e o redimensionamento da equipe multiprofissional para ampliar a capacidade de atendimento. Com isso, o hospital poderá atender a demanda crescente, oferecendo cuidados mais ágeis e de maior qualidade, fundamentais para a recuperação do paciente.
#ParaTodosVerem: Doutor Samuel fala no púlpito.
A expectativa é que, com a reestruturação e a modernização dos equipamentos e equipes, o Hospital Mário Gatti possa reduzir o tempo de internações, acelerar processos de recuperação e reintegrar os pacientes às suas atividades laborais e cotidianas de forma mais eficiente, promovendo assim um impacto positivo na qualidade de vida de muitos cidadãos. “A iniciativa transcende o simples cumprimento de uma decisão judicial, pois reflete a importância de utilizar os recursos oriundos dos processos para promover o bem-estar coletivo e proporcionar melhorias significativas nos serviços de saúde, beneficiando diretamente a recuperação e reabilitação dos trabalhadores e da comunidade”, destacou o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima.
#ParaTodosVerem: O desembargador Renato fala no púlpito.
O magistrado comparou a judicatura à atuação médica, enfatizando o trabalho incansável do grupo do TRT-15 para acompanhamento da destinação de valores, que garantiu que a destinação fosse cuidadosamente planejada e direcionada para um projeto de grande relevância. “O juiz do trabalho, na atividade jurisdicional, apreciando conflitos individuais, age como verdadeiro médico legista, executando o seu mister em um corpo já inerte. Todavia, quando o juiz cuida de ações coletivas, age como médico de saúde pública, evitando que muitos cidadãos venham adoecer, ou curando uma grande massa individualmente desconhecida”, disse.
Responsável pela homologação do acordo em 2022, o desembargador Renato Henry Sant’Anna explicou sobre o processo que originou a indenização, relacionada à saúde no ambiente de trabalho. “Foram 10 audiências de conciliação e um grande esforço de todos os servidores do gabinete. Conseguimos firmar um acordo que previne futuros prejuízos à saúde dos trabalhadores com o valor da indenização destinado à rede municipal para atendê-los e às suas famílias. Nós temos que agradecer a oportunidade de dar esse retorno para a nossa sociedade”, afirmou.
#ParaTodosVerem: O prefeito Dário fala no púlpito.
O prefeito Dário agradeceu ao tribunal pela destinação da verba que ajudará a reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e lembrou os projetos de grande envergadura já beneficiados pelo TRT-15 e pelo MPT-15 como o Hospital do Amor e o Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU). “Nós vivemos um momento que ainda reflete os dois anos de pandemia, com a suspensão de cirurgias eletivas e isso impactou a fila do SUS que já era grande. Temos trabalhado para reduzir isso. Já aumentamos em 30% o número de cirurgias em Campinas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. As questões de saúde são um desafio de todas as grandes metrópoles e esse repasse do TRT-15 vem somar aos nossos esforços”, evidenciou.
#ParaTodosVerem: O diretor do hospital Sérgio fala no púlpito.
Para o diretor-presidente da Rede Municipal “Dr. Mário Gatti”, Sérgio Bisogni, “qualificar e aprimorar a rede de cuidados ortopédicos é fundamental para a região de Campinas, considerando o expressivo número de acidentes atendidos”. Segundo ele, a verba será dividida igualmente entre o Hospital Ouro Verde e o Mário Gatti, ambos focados na área de ortopedia, o que fortalece ainda mais o atendimento para Campinas e municípios vizinhos.”O Hospital Mário Gatti, como hospital de “porta aberta”, acolhe não só a população campineira, mas cerca de 20% a 25% dos atendimentos são provenientes da região, que tem aproximadamente três milhões de habitantes. Essa doação é muito bem-vinda e relevante do ponto de vista social, mostrando mais uma vez a interação do Judiciário e do Executivo na região de Campinas.
#ParaTodosVerem: Desembargador Samuel e diretor Sérgio assinam um documento.