Soberania brasileira na Amazônia é tema de debate na Câmara na terça

Bruno Cecim/Agência Pará
Vista aérea de parte da floresta Amazônica no Pará

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira (2) a soberania brasileira na Amazônia com o secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo.

O debate atende a pedido do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) e será realizado a partir das 14 horas. O local da reunião ainda não foi definido.

Veja a pauta

Gaspar lembra que Aldo Rebelo foi ex-presidente do colegiado, relator do Código Florestal e da Lei de Biossegurança e recentemente lançou um livro em que relata a realidade local e ameaças à soberania brasileira na região.

Preocupação antiga
“Historicamente, a Amazônia é tema de debates em todo o mundo, tendo, por trás dessas discussões, ambições sombrias de controle, por parte das grandes potências, da região mais rica em biodiversidade do planeta”, afirma Gaspar.

O deputado lembra que, em 1989, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) já discutia a ingerência internacional sobre a região. “Atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros vivem na Amazônia subjugados à pobreza e à miséria, embora vivam literalmente em cima de recursos naturais capazes de transformar a realidade social e econômica não apenas daquele território, mas de todo o Brasil”, afirma.

Segundo o deputado, pressões externas inviabilizam o desenvolvimento regional amazônico, tentando fazer da floresta um santuário intocável. “Paralelamente, o crime organizado faz da Amazônia um entreposto para a diversificação de suas atividades, indo muito além do narcotráfico”, critica Gaspar.