Representantes do Nupemec palestram sobre metodologias conciliatórias em Sorocaba e Ribeirão Preto
anasiqueira
Ter, 29/04/2025 – 12:43
Em dois eventos no interior paulista, representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região reforçaram o compromisso da Justiça do Trabalho com a disseminação da cultura da paz e das práticas conciliatórias. A vice-coordenadora do Nupemec, desembargadora Ana Cláudia Torres Vianna, esteve em Sorocaba na última quinta-feira, 24/4, enquanto o também vice-coordenador, desembargador Fábio Bueno Aguiar, participou de encontro em Ribeirão Preto na sexta-feira, 25/4.
#ParaTodosVerem: mesa de abertura da aula magna da Unip com oito componentes, incluindo Dra. Ana Claudia e os juízes Paulo Belloti, Ronaldo Siandela e Mauro Rossi. Ao fundo, um telão exibe dados do evento.
Em Sorocaba, a desembargadora Ana Cláudia foi a convidada especial da aula magna promovida pela Universidade Paulista (Unip), numa atividade do projeto Escola na Circunscrição, da Escola Judicial do TRT-15 (Ejud15). A magistrada compartilhou sua trajetória e as inovações que trouxe à Justiça do Trabalho, com destaque para a criação pioneira de projetos de conciliação via WhatsApp.
#ParaTodosVerem: estudantes da Unip em auditório lotado.
Durante o evento, voltado a estudantes e profissionais do Direito, ela enfatizou a importância da conciliação como ferramenta de transformação social e resgate da dignidade nas relações trabalhistas. “A conciliação vai além do acordo financeiro. É um espaço para reconstruir ou encerrar relações com respeito e humanidade”, afirmou. Também aproveitou para divulgar a 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que ocorrerá de 26 a 30 de maio, incentivando a adesão de processos ao esforço concentrado de diálogo. Prestigiaram o encontro os juízes do trabalho Ronaldo Oliveira Siandela (representante da Ejud15 na Circunscrição Sorocaba e titular da Vara do Trabalho de Piedade), Mauro César Luna Rossi (titular da Vara do Trabalho de Capão Bonito) e Paulo Eduardo Belloti (titular da 1ª Vara do Trabalho local).
#ParaTodosVerem: Dr. Fábio Aguiar e mais quatro pessoas (dois homens e duas mulheres) estão de pé, em foto posada.
Já em Ribeirão Preto, o desembargador Fábio Aguiar conduziu palestra na Faculdade Reges, em evento organizado pela Câmara Americana do Comércio para o Brasil (Amcham). Voltado às lideranças empresariais, o encontro abordou o tema Conciliação e Mediação na Justiça do Trabalho – Ferramentas para a Redução de Conflitos. Estiveram presentes o superintendente regional da Amcham Campinas, Willy Ryter Lobbe, o responsável pela filial de Ribeirão Preto, Henrique Chaves, e as juízas Karina Suemi Kashima (coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas/ Cejuscs-JT de Franca) e Andressa Venturi da Cunha Weber (supervisora do Cejusc local). O desembargador Fábio Aguiar destacou a relevância das práticas consensuais para o ambiente corporativo e para o fortalecimento de uma Justiça mais célere e eficiente. “Estamos às vésperas da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista e esse evento foi fundamental para propagarmos as metodologias consensuais junto às empresas da região”, pontuou.
#ParaTodosVerem: auditório da Faculdade Reges com pessoas sentadas nas primeiras fileiras, incluindo Dr. Fábio Aguiar.