O Projeto de Lei 2543/24 cria a Política Nacional de Promoção ao Bem-Estar Coletivo e obriga os governos federal, estaduais e municipais a destinar, pelo menos, 5% da verba publicitária para campanhas de promoção da saúde e bem-estar da população.
A Câmara dos Deputados analisa a proposta.
Essas campanhas deverão focar na divulgação de hábitos e práticas que contribuam positivamente para a saúde física, mental e social da população, destacando ainda noções básicas de primeiros socorros, prevenção de doenças e qualidade de vida.
“Campanhas nacionais têm grande impacto e podem transformar o comportamento social, promovendo uma sociedade mais saudável e consciente”, defende o autor, deputado Rafael Brito (MDB-AL). “Medidas como essa trazem retornos expressivos, inclusive para a economia. Produzir campanhas preventivas é mais barato do que tratar doenças graves”, acrescentou.
O projeto altera as regras para a contratação de serviços de publicidade pela administração pública (Lei 12.232/10).
Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.