No momento, você está visualizando Presidente Samuel prestigia Curso de Formação de Laboratoristas 2024

Presidente Samuel prestigia Curso de Formação de Laboratoristas 2024

Presidente Samuel prestigia Curso de Formação de Laboratoristas 2024

nelipimenta

Sex, 05/07/2024 – 17:02

Presidente Samuel prestigia Curso de Formação de Laboratoristas 2024
Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, participou nesta quinta-feira, 4/7, segundo dia do Curso de Formação de Laboratoristas, oferecido pela Escola Judicial, dos trabalhos coordenados pelos professores José Faustino Macêdo e João Guilherme Peixoto. A visita do presidente ao grupo, logo pela manhã, reforçou seu apoio ao Laboratório de Inovação, idealizador do curso que, neste ano, em sua segunda edição, tem por objetivo o aperfeiçoamento dos laboratoristas já formados em 2023, além da formação de outros novos. O presidente ressaltou a importância de espaços no tribunal que promovam “a liberdade para pensar de forma diferente”.

#ParaTodosVerem: presidente Samuel Hugo Lima posando para foto entre os professores José Faustino Macêdo e João Guilherme Peixoto.

O desenvolvimento de corpo de servidores qualificados para atuarem como laboratoristas, no âmbito do Regional, é um dos pontos do Plano de Ação aprovado pela Presidência, que tem como objetivo, entre outros, promover o efetivo e regular funcionamento do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região –  LIODS/TRT15, criado pela Resolução Administrativa 11/2021.

#ParaTodosVerem:servidores e magistrados do TRT-15 sentados em mesas redondas durante o curso de formação de laboratoristas.

O papel desses laboratoristas será o de atuar como “facilitadores” nas oficinas (on-line ou presenciais), por meio das quais serão criadas propostas de solução para problemas institucionais complexos, utilizando-se de metodologias adequadas. No ano de 2023, teve início o primeiro desenvolvimento pedagógico nesse sentido, e a primeira turma de laboratoristas foi formada. Em 2024, em um novo ciclo de formação, foram oferecidas vagas tanto para os laboratoristas formados em 2023, quanto para servidores e magistrados que ainda não possuem essa formação inicial. Esse ciclo de aprendizado está em consonância com a Política Nacional de Gestão da Inovação CNJ para o Poder Judiciário e leva em conta o Design Instrucional que atende ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades técnicas (hard skills) e de características da personalidade, comportamento e as habilidades sociais ou emocionais (soft skills) voltadas aos desafios deste Poder.

Nesta ação formativa serão abordados os seguintes tópicos: Inovação no PJ; Design Thinking; Metodologias Ágeis de Gestão e Cultura da Prototipação no Judiciário. A metodologia utilizada consiste nas seguintes etapas: Desafio, Problema, Ideação e Protótipo. Nesta etapa “Desafio”, os participantes recebem informações sobre macrodesafios a serem trabalhados durante os três dias de formação. Na etapa “Problema”, cada equipe deve construir o problema a ser atacado durante o ciclo de design thinking. Na fase “Ideação”, cada equipe é estimulada a participar de um ciclo de ideação para planejar a construção da solução a ser desenvolvida. E, finalmente, no momento final do ciclo  – “Protótipo”, cada equipe constrói a solução e o apresenta ao final da formação.

#ParaTodosVerem: foto selfie do presidente Samuel Hugo Lima com servidores e magistrados do curso de formação de laboratoristas 2024.

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Sex, 05/07/2024 – 17:02