Presidente Samuel prestigia Curso de Formação de Laboratoristas 2024
nelipimenta
Sex, 05/07/2024 – 17:02
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, participou nesta quinta-feira, 4/7, segundo dia do Curso de Formação de Laboratoristas, oferecido pela Escola Judicial, dos trabalhos coordenados pelos professores José Faustino Macêdo e João Guilherme Peixoto. A visita do presidente ao grupo, logo pela manhã, reforçou seu apoio ao Laboratório de Inovação, idealizador do curso que, neste ano, em sua segunda edição, tem por objetivo o aperfeiçoamento dos laboratoristas já formados em 2023, além da formação de outros novos. O presidente ressaltou a importância de espaços no tribunal que promovam “a liberdade para pensar de forma diferente”.
#ParaTodosVerem: presidente Samuel Hugo Lima posando para foto entre os professores José Faustino Macêdo e João Guilherme Peixoto.
O desenvolvimento de corpo de servidores qualificados para atuarem como laboratoristas, no âmbito do Regional, é um dos pontos do Plano de Ação aprovado pela Presidência, que tem como objetivo, entre outros, promover o efetivo e regular funcionamento do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – LIODS/TRT15, criado pela Resolução Administrativa 11/2021.
#ParaTodosVerem:servidores e magistrados do TRT-15 sentados em mesas redondas durante o curso de formação de laboratoristas.
O papel desses laboratoristas será o de atuar como “facilitadores” nas oficinas (on-line ou presenciais), por meio das quais serão criadas propostas de solução para problemas institucionais complexos, utilizando-se de metodologias adequadas. No ano de 2023, teve início o primeiro desenvolvimento pedagógico nesse sentido, e a primeira turma de laboratoristas foi formada. Em 2024, em um novo ciclo de formação, foram oferecidas vagas tanto para os laboratoristas formados em 2023, quanto para servidores e magistrados que ainda não possuem essa formação inicial. Esse ciclo de aprendizado está em consonância com a Política Nacional de Gestão da Inovação CNJ para o Poder Judiciário e leva em conta o Design Instrucional que atende ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades técnicas (hard skills) e de características da personalidade, comportamento e as habilidades sociais ou emocionais (soft skills) voltadas aos desafios deste Poder.
Nesta ação formativa serão abordados os seguintes tópicos: Inovação no PJ; Design Thinking; Metodologias Ágeis de Gestão e Cultura da Prototipação no Judiciário. A metodologia utilizada consiste nas seguintes etapas: Desafio, Problema, Ideação e Protótipo. Nesta etapa “Desafio”, os participantes recebem informações sobre macrodesafios a serem trabalhados durante os três dias de formação. Na etapa “Problema”, cada equipe deve construir o problema a ser atacado durante o ciclo de design thinking. Na fase “Ideação”, cada equipe é estimulada a participar de um ciclo de ideação para planejar a construção da solução a ser desenvolvida. E, finalmente, no momento final do ciclo – “Protótipo”, cada equipe constrói a solução e o apresenta ao final da formação.
#ParaTodosVerem: foto selfie do presidente Samuel Hugo Lima com servidores e magistrados do curso de formação de laboratoristas 2024.