Página do Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro ganha novo layout
anasiqueira
Qui, 13/02/2025 – 18:47
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região reformulou a página dedicada ao Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro. A atualização proporciona uma navegação mais intuitiva e acesso facilitado às informações sobre as ações de prevenção de acidentes de trabalho desenvolvidas pelo Tribunal, em consonância com o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
O Programa Trabalho Seguro, iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Seu principal objetivo é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho no Brasil.
O programa promove a articulação entre instituições públicas e a sociedade civil, integrando empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino. Para 2025/2026, o foco será a “Saúde e segurança no trabalho: desafios para a universalização”, com ênfase em medidas de prevenção e detecção precoce de riscos. Em 2025, o Grupo de Trabalho Interinstitucional Nacional (GETRIN Nacional) abordará “Mudanças climáticas e seus impactos nas relações de trabalho”.
O espaço do programa na página institucional do TRT-15 é subdividido em links que trazem informações sobre a composição do comitê, normas e atas, notícias relacionadas ao tema, textos e legislação, campanhas e palestras. Também é possível acessar o Portal Nacional do Trabalho Seguro. “A nova página consolida o compromisso do TRT-15 com as diretrizes do programa, buscando difundir informações e elevar os níveis de conscientização acerca da segurança e da saúde no ambiente de trabalho”, destaca o coordenador e gestor regional de 2º Grau do programa, desembargador Edmundo Fraga Lopes.
Para a juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas, Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, gestora regional de 1º Grau do Programa, “a reformulação da página facilita o acesso a materiais, normas e procedimentos relacionados à segurança do trabalho, reforçando a importância da prevenção de riscos e a construção de uma cultura de segurança”.