Ouvidoria do TRT-15 registra mais de 1,4 mil atendimentos em 2025
anasiqueira
Sex, 14/03/2025 – 18:25
A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu mais de 1.400 manifestações de cidadãos entre janeiro e 13 de março de 2025. O volume de atendimentos demonstra a importância do canal como elo entre a população e o Poder Judiciário. As demandas recebidas incluem denúncias, consultas, elogios, reclamações e sugestões, encaminhadas por meio dos diversos canais disponíveis.
No próximo domingo, 16 de março, se comemora o Dia Nacional do Ouvidor e da Ouvidora. Para o desembargador Edmundo Fraga Lopes, Ouvidor do TRT-15, a data é uma oportunidade para reforçar o papel do órgão como um “canal plural de interlocução, facilitador da comunicação entre o TRT-15 e a sociedade, tratando, conduzindo e acompanhando as demandas até a apresentação de uma resposta satisfatória”.
Segundo o magistrado, a data celebra a eficiência e transparência do trabalho da Ouvidoria, que atua como importante porta-voz do cidadão, buscando soluções para suas demandas e garantindo o acesso ao Tribunal. “A Ouvidoria, assim como a Ouvidoria da Mulher, deve ouvir o público para atender seus anseios e angústias, melhorando os procedimentos internos e atendendo às necessidades do jurisdicionado. É imprescindível para o funcionamento de qualquer organização, pública ou privada”, completa. A Ouvidoria da Mulher do TRT-15 consiste em um ambiente específico para apoio, acolhimento, escuta e orientação para todas as mulheres vítimas de violência, de assédio moral, sexual, discriminação por gênero ou qualquer outra forma de discriminação sofrida.
O significativo número de manifestações recebidas reforça a efetividade do canal de comunicação e o compromisso da instituição com a transparência e o diálogo com a sociedade. A Ouvidoria do TRT-15 atua também na melhoria de serviços e coleta de dados e mediação de conflitos, buscando sempre um atendimento eficiente, transparente e democrático.