No momento, você está visualizando Juíza Polyanna Sampaio toma posse como titular da VT de Santa Cruz do Rio Pardo

Juíza Polyanna Sampaio toma posse como titular da VT de Santa Cruz do Rio Pardo

Juíza Polyanna Sampaio toma posse como titular da VT de Santa Cruz do Rio Pardo

anasiqueira

Qua, 12/06/2024 – 15:00

Juíza Polyanna Sampaio toma posse como titular da VT de Santa Cruz do Rio Pardo
Conteúdo da Notícia

Tomou posse nesta segunda-feira, 10/6, a juíza Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos, promovida pelo critério de merecimento à titularidade da Vara do Trabalho de Santa Cruz do Rio Pardo. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Samuel Hugo Lima, foi realizada no Salão Nobre da Presidência e reuniu desembargadores e juízes, além de representantes do Ministério Público, advogados, servidores e familiares. Entre as autoridades, a procuradora do MPT-15, Luana Lima Duarte Vieira Leal, o vice-presidente da Comissão Especial de Relacionamento da Seção de São Paulo da OAB com o TRT-15, Renato Cássio Soares de Barros, e a vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juíza Regina Rodrigues Urbano.

#ParaTodosVerem: juíza Polyanna está sorridente, segurando um buquê de flores 

#ParaTodosVerem: juíza Polyanna, ao lado do presidente Samuel, segura o termo de posse assinado.

#ParaTodosVerem: juíza Polyanna posa para foto ao lado de magistrados do TRT-15

Prestigiaram ainda a solenidade de posse a corregedora da 15ª, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, e os desembargadores Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, Eleonora Bordini Coca, Larissa Carotta Martins da Silva Scarabelim, Fábio Bueno de Aguiar, Renato Henry Sant’Anna, Adriene Sidnei de Moura David, Rita de Cassia Scagliusi do Carmo e Ana Cláudia Torres Vianna. Estiveram presentes também, entre outros magistrados, os juízes auxiliares Lúcia Zimmermann (Presidência) e Flávio Landi (Vice-Presidência Administrativa), além da secretária-geral da Presidência, Adriana Martorano Amaral Corsetti.

#ParaTodosVerem: o advogado Renato Barros fala ao microfone, no púlpito

O vice-presidente da Comissão de Relacionamento da OAB-SP com o TRT-15, Renato Barros, ressaltou a “extrema relevância” representada pela posse da juíza Polyanna, uma “mulher negra e juíza exemplar, que desenvolve sua atividade jurisdicional com a busca da justiça e da justiça social, voltada à mulher negra e ao combate do racismo”.

#ParaTodosVerem: a juíza Regina Urbano fala ao microfone, no púlpito

A vice-presidente da Amatra XV, a juíza Regina Urbano, traçou um paralelo entre a carreira da magistrada e a maratona, modalidade de esporte a que também se dedica a juíza Polyanna, comparando as dificuldades presentes nas duas jornadas. Em ambas, há necessidade de muita dedicação, esforço e treinos preparatórios físicos e mentais. “Assim como a linha de chegada, a titularidade não se consegue do dia para a noite, e no caso de uma juíza mulher, além dos desafios próprios da carreira, há que considerar também outros de ordem pessoal, os momentos de dúvida, a conciliação do trabalho e vida familiar”, afirmou.

#ParaTodosVerem: a juíza Polyanna fala ao microfone, no púlpito

Em seu discurso, a juíza empossada emocionou o público contando passagens de sua vida pessoal, as dificuldades enfrentadas quando decidiu abandonar a advocacia para iniciar os estudos para o concurso de magistratura, o apoio e o incentivo dos pais Natalício e Neuza, as palavras firmes, porém acolhedoras, da mãe, e o longo caminho de dois anos dedicados a prestar 24 concursos para a magistratura em diversos estados do Brasil, até a posse como juíza do trabalho no TRT-15, em 2008. Depois, as dificuldades de adaptação de uma jovem da capital ao interior do estado, a solidão, o apoio dos amigos… e o casamento com Marcelino, a chegada dos filhos Maria Tereza e João Cândido, além da enteada Maiara. A perda da mãe, em 2019, abriu o chão para a juíza que “chegou ao fundo do poço”, só conseguindo se reerguer lentamente, movida especialmente pelo amor aos filhos, que tiveram participação decisiva em sua retomada da rotina pessoal e profissional.

A participação nos grupos de estudos de diversidade, raça e inclusão do tribunal também foi importante para novas aberturas de consciência. Atualmente membro do Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação do TRT-15, a juíza Polyanna agregou outros desafios, além de sua atuação por 12 anos como magistrada na primeira e na segunda Vara do Trabalho de Sertãozinho. Escreveu e coordenou um livro em 2023 e, nas horas vagas, corre como maratonista, tendo participado em 2022 da Maratona de Nova York, ao lado do pai, também corredor.

“Discordo dos que pensam que a trajetória do magistrado é um caminho solitário”, afirmou a juíza. Para ela, esse caminho é de luta, e no seu caso, luta para que mulheres negras como ela “possam entrar em qualquer lugar onde queiram estar, e principalmente ocupar os espaços de poder”.

#ParaTodosVerem: o presidente Samuel Hugo Lima fala ao microfone, no púlpito

Ao encerrar as homenagens à mais nova juíza titular empossada da 15ª, o presidente Samuel Hugo Lima afirmou que o momento da promoção na carreira de um juiz é sempre um motivo de comemoração, principalmente por todos os desafios superados ao longo dos anos. O presidente ressaltou, no entanto, que para as mulheres esses desafios são ainda maiores, especialmente quando essa juíza é mãe. Nesse sentido, o presidente afirmou que pretende incentivar estudos no âmbito do tribunal para criar medidas compensatórias no ato da promoção dessas magistradas. Ao marido da juíza, o presidente também deixou uma palavra de agradecimento, lembrando que homens como ele é que permitem que mulheres cresçam na Justiça do Trabalho. Após reconhecer a excelência e o comprometimento da juíza “Polly”, como carinhosamente é conhecida, o magistrado desejou sucesso à nova titular, mas lembrou que, mais que isso, “é a família que sairá fortalecida”.  

#ParaTodosVerem: a juíza Polyanna posa para foto junto com sua família

Sobre a juíza

A juíza Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos nasceu em 23/8/1977, em Osasco. Formou-se em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, em 2001, e ingressou na magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em 17/11/2008, no cargo de juíza do trabalho substituta. Por aprovação em Sessão Administrativa do Órgão Especial deste Regional, realizada em 23/5/2024, foi promovida, pelo critério de merecimento, para a titularidade da Vara do Trabalho de Santa Cruz do Rio Pardo.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Qua, 12/06/2024 – 15:00