No momento, você está visualizando Especializa & Equaliza concorre ao Prêmio Cooperari e votação já está aberta ao público

Especializa & Equaliza concorre ao Prêmio Cooperari e votação já está aberta ao público

Especializa & Equaliza concorre ao Prêmio Cooperari e votação já está aberta ao público

quadro azul com o logotipo do prêmio, contorno branco de uma cabeça com engrenagens no cérebro.  Os dizeres em branco: Prêmio Cooperari - Estratégias para Evoluir - 2ª Edição

anasiqueira

Ter, 08/04/2025 – 14:59

Especializa & Equaliza concorre ao Prêmio Cooperari e votação já está aberta ao público
Conteúdo da Notícia

O Projeto Especializa & Equaliza, implantado no primeiro grau de jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região pela Corregedoria Regional, é finalista da 2ª edição do Prêmio Cooperari – Estratégias para Evoluir, na temática Execução Processual. A fase de votação está aberta ao público a partir desta segunda-feira, 7/4, e vai até 9/5.  Magistrados, servidores, advogados e a sociedade em geral poderão escolher os projetos que mais se destacaram por sua inovação, eficiência e impacto positivo na Justiça do Trabalho.  O prêmio tem como objetivo reconhecer e disseminar práticas com potencial de replicação nacional. As iniciativas selecionadas foram organizadas em mais duas grandes temáticas: Sustentabilidade e Precedentes. 

O projeto-piloto do Especializa & Equaliza foi colocado em prática no Fórum Trabalhista de São José do Rio Preto a partir de agosto de 2022 e implantado de forma gradativa e voluntária em outras unidades, resultando em aumento de produtividade e melhoria no fluxo processual.  O novo modelo de gestão busca racionalizar o trabalho por meio da criação de Secretarias Conjuntas, com equipes de servidores agrupados por especialidade conforme a tramitação processual, servindo a um fórum ou a um conjunto de Varas do Trabalho. A experiência já atraiu interesse de outros tribunais regionais, como o TRT-6 (Pernambuco), que replicou o modelo em sua jurisdição.

Participe! Vote nas iniciativas.

Finalistas

Os projetos finalistas foram escolhidos por uma comissão formada por integrantes do Comitê Nacional de Governança e Estratégia da Justiça do Trabalho (CNGE-JT), conforme critérios estabelecidos no regulamento do prêmio.

A iniciativa mais votada em cada temática será premiada. As vencedoras poderão ser incluídas no portfólio nacional de iniciativas estratégicas da Justiça do Trabalho, após análise da presidência do CSJT.

Confira um resumo de todas as iniciativas finalistas:

EXECUÇÃO PROCESSUAL

Especializa & Equaliza, TRT-15 (Campinas/SP):  reorganização de secretarias com equipes especializadas por fase processual, aumentando produtividade.
Execução Paradigma, TRT-3 (MG): redução da taxa de congestionamento com fluxogramas e modelos padronizados.
Premiação por Desempenho, TRT-16 (MA): incentivo às unidades judiciárias com foco em metas e índices estratégicos.
Automação no PJe-Calc, TRT-20 (SE): atualização automática de cálculos processuais, sem necessidade de capacitação.
Triagem Automatizada, TRT-20 (SE): ferramenta que movimenta e organiza processos automaticamente no PJe.

SUSTENTABILIDADE

Café Vivo, TRT-19 (AL): compostagem com borra de café nos setores do Tribunal, promovendo engajamento e sustentabilidade.
Controle de Energia,  TRT-3 (MG): desligamento programado de ar-condicionado às 18h para reduzir o consumo energético.
Descarbonização, TRT-18 (GO): plantio de 18 mil mudas para recuperação ambiental da APA do Rio Meia Ponte (GO).
Autogeração de Energia – TRT-23 (MT): uso de energia solar com 4.705 painéis, gerando economia e redução da pegada ambiental.
Digitalização por Demanda – TRT-4 (RS): digitalização de autos físicos por PCDs auditivos, com inclusão social e economia ambiental.

PRECEDENTES

Cultura de Precedentes, TRT-18 (GO): adoção de técnicas e capacitação para aplicação de IRDRs, IACs e súmulas.
Temas Pacificados, TRT-3 (MG):  apresentação de entendimentos firmados para promover uniformidade nas sessões.
Sistema Hermes, TRT-18 (GO): envio automático de acórdãos e produção de informativos para reforçar jurisprudência.

Quer votar ou saber mais sobre alguma dessas iniciativas? Acesse o formulário de votação e ajude a tornar a Justiça do Trabalho cada vez mais inovadora.

Sobre o Prêmio Cooperari

Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST), o Prêmio Cooperari busca identificar práticas bem-sucedidas desenvolvidas por órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, que possam contribuir para o aprimoramento do sistema judicial trabalhista.

A premiação está alinhada ao Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho 2021-2026 e à Estratégia Nacional do Poder Judiciário. O reconhecimento das iniciativas vencedoras será formalizado com a concessão do Selo Prêmio Cooperari. A cerimônia de premiação está prevista para junho de 2025.

Com informações do CSJT

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Ter, 08/04/2025 – 14:59