Desembargador Fábio Farias, do TRT pernambucano, recebe Grande Colar do Mérito Judiciário
anasiqueira
Qua, 07/05/2025 – 18:24
Na última terça-feira, 6/5, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região homenageou o desembargador Fábio André de Farias, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), com o Grande Colar do Mérito Judiciário, a mais alta honraria da Corte. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da Presidência e reuniu magistrados e servidores do TRT-15.
A entrega da insígnia foi realizada pela presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, acompanhada da desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza (corregedora no biênio 2022-2024), proponente da homenagem. As magistradas destacaram a trajetória exemplar e a contribuição do agraciado para a Justiça do Trabalho.
#ParaTodosVerem: desembargadora Rita Penkal fala ao microfone no púlpito.
Para a desembargadora Rita Penkal, o homenageado é “um homem de espírito público diferenciado”, cuja atuação possibilitou a implementação de ações inovadoras no âmbito do TRT-6, além de fortalecer a cooperação entre os tribunais em prol da melhoria contínua da prestação jurisdicional.
#ParaTodosVerem: desembargadora Fábio Farias fala ao microfone no púlpito.
Ao agradecer pela honraria, o desembargador Fábio Farias destacou sua atuação à frente da Corregedoria do TRT pernambucano (2023-2025) como um período de intenso aprendizado e rica troca de experiências. Segundo ele, a vivência reafirmou sua convicção sobre a necessidade de promover mudanças para enfrentar os desafios que se impõem à Justiça do Trabalho.
Entre as medidas inovadoras adotadas no período em que o homenageado atuou como corregedor do TRT-6, destaca-se a criação da Secretaria Conjunta de Caruaru, no agreste Pernambucano, inspirada no projeto Especializa & Equaliza, desenvolvido pelo TRT-15. Grande entusiasta do modelo, o desembargador Fábio Farias atuou para a formalização de assinatura de um termo de cooperação técnica com o TRT-15 para a implantação de projeto similar em seu Regional.
#ParaTodosVerem: Desembargadora Ana Paula, sorridente, está no púlpito.
A desembargadora Ana Paula Lockmann também mencionou os desafios da Justiça do Trabalho, em especial, os enfrentados pelo TRT-15 e destacou a força da instituição. “Apesar das dificuldades, temos juízes e servidores vocacionados, que atuam com dedicação e desejam fazer a diferença, assim como o homenageado”, afirmou. A presidente mencionou os projetos estratégicos da 15ª Região, como o “Especializa & Equaliza”, que influenciou a versão pernambucana, e o “Simetria”. “Buscamos ser ouvidos e compreendidos, para entregar uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente”, concluiu.
#ParaTodosVerem: Foto posada com os magistrados com o homenageado de pé em frente as bandeiras no Salão Nobre.
Grande Colar
A outorga das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região objetiva exaltar os méritos e a dedicação daqueles que prestaram serviços relevantes à cultura jurídica, à sociedade e à Justiça do Trabalho. Desde 1992, quando foi criada, os desembargadores do TRT-15 homenageiam personalidades e autoridades com duas insígnias: o Grande Colar e a Medalha Ouro.