Conjuntas são inauguradas em Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto e Sertãozinho
nelipimenta
Qui, 21/11/2024 – 13:38
Nos dias 13, 14 e 18 de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região oficializou a instalação das Secretarias Conjuntas das Varas do Trabalho de Bauru, Botucatu e Itápolis; Araraquara, Cravinhos, Porto Ferreira e Matão; Ribeirão Preto e Cajuru; Sertãozinho, Batatais, Orlândia e 2ª VT de Franca. A inauguração marca, nessas unidades, a sedimentação do Projeto Especializa & Equaliza, idealizado pela Corregedoria Regional, com o objetivo de unificar a tramitação pelas fases do procedimento, conferindo maior especialização e celeridade aos processos. O presidente e a corregedora do TRT-15, desembargadores Samuel Hugo Lima e Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, descerraram a placa simbólica nos Fóruns Trabalhistas de Bauru, na quarta-feira (13/11); de Araraquara, na quinta-feira (14/11); de Ribeirão Preto, na manhã de segunda-feira (18/11); e, finalmente, de Sertãozinho, na tarde do mesmo dia (18/11).
Principal idealizadora do Especializa & Equaliza, a corregedora Rita Penkal sempre confiou na potencialidade do projeto como uma possível solução para o déficit de servidores e magistrados na 15ª Região. Em todos os eventos, a magistrada reconheceu a coragem de magistrados e servidores que abraçaram a novidade, mesmo diante dos inúmeros desafios. Para ela, a placa de inauguração das Secretarias Conjuntas simboliza “mais do que uma reestruturação administrativa; representa a busca constante pela melhoria na prestação dos serviços”. Acerca da expansão do projeto para além dos limites geográficos, por meio da reunião de varas pertencentes a jurisdições diversas, a corregedora destacou que os esforços refletem na melhoria da eficiência e equalização dos acervos entre as varas. A magistrada ainda mencionou que as equipes demonstram comprometimento exemplar, alinhamento e dedicação. Além de parabenizar magistrados e servidores envolvidos no projeto, ela agradeceu à Presidência da Corte, pelo constante apoio, e à Advocacia, pelo auxílio na busca pela melhoria da prestação jurisdicional.
Em todas as cerimônias, o presidente da Corte, Samuel Lima, relembrou o início do projeto, quando, embora receoso, aceitou o desafio proposto pela desembargadora Rita Penkal. Aliviado, hoje considera o Especializa & Equaliza um grande sucesso, uma solução inovadora para o déficit de servidores. A especialização garante ao servidor a possibilidade de executar o trabalho para o qual possui mais aptidão, proporcionando satisfação pessoal e melhora da produtividade, sem aumento de esforços. Na visão do desembargador, o trabalho em equipe, característica do projeto, impulsiona o diálogo entre juízes e magistrados de unidades diversas, o que favorece o compartilhamento de boas práticas, em uma nova perspectiva de trabalho. “Deixamos de ser um instrumento isolado e passamos a ser uma orquestra, tocando de maneira harmônica”, observou, metaforicamente.
As cerimônias contaram com a contribuição de magistrados, servidores e advogados, que destacaram o impacto do projeto Especializa & Equaliza, além de render agradecimentos às equipes de trabalho e ao apoio da Corregedoria Regional durante toda a fase de implantação.
Em Bauru, fizeram uso da palavra o juiz coordenador do projeto na região e diretor da 2ª VT local, Sandro Valério Bodo, além da secretária-geral da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Bauru, Keity dos Santos Silva Abreu.
Em Araraquara, discursaram os juízes titulares da 1ª e 2ª VT, Ana Lucia Cogo Casari Castanho Ferreira e Ronaldo Capelari, além da diretora da Secretaria Conjunta, Luciana Camilo de Figueiredo.
Em Ribeirão Preto, falaram a juíza Francieli Pissoli e a diretora da Secretaria Conjunta Luciana Elisabeth Beco Neves. Em Sertãozinho, o juiz Rodrigo Penha Machado e a diretora da Secretaria Conjunta Marluce Ladeia Christovam usaram a tribuna.
O vice-corregedor do TRT-15, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, prestigiou as cerimônias em Ribeirão Preto e Sertãozinho. Em Bauru, a cerimônia contou com a presença do desembargador do TRT-15 Edison dos Santos Pelegrini, eleito vice-corregedor para o biênio 2024-2026.
Em Ribeirão Preto, o evento foi abrilhantado com a participação do coral formado por crianças da Associação Alvorada, que, regido pelos maestros Everton e Diego, apresentou músicas indígenas e do cancioneiro nacional.