Cancelado debate sobre criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro

Foi cancelada a audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados prevista para hoje para discutir a criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro, a ser celebrado anualmente em 19 de abril. Não foi divulgada ainda uma nova data para a reunião.

O debate atenderia a pedido da deputada Marussa Boldrin (MDB-GO). Ela é autora do Projeto de Lei 1684/25, que cria a data comemorativa. A parlamentar afirma que o alho é uma das hortaliças mais tradicionais e valorizadas da agricultura brasileira, tendo importância vital na geração de emprego e renda no meio rural.

“A Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) estima que a cadeia produtiva do alho gera cerca de 300 mil empregos no país, com crescimento médio de 15% ao ano, demonstrando sua expressiva contribuição para a economia e, em especial, para a agricultura familiar”, diz Marussa Boldrin.

A realização da audiência é uma exigência prevista na Lei 12.345/10, segundo a qual a criação de datas comemorativas deve ser precedida de debates públicos.