Audiência discute uso de sistemas agrícolas indígenas como opção para enfrentar a crise climática

Mário Agra/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Célia Xakriabá (PSOL-MG)
Célia Xakriabá é a autora do pedido de debate

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados discute na quinta-feira (27) o reconhecimento e valorização dos sistemas agrícolas tradicionais indígenas, que oferecem soluções sustentáveis para enfrentar os desafios climáticos.

O debate atende a pedido da deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) e está marcado para as 9 horas, no plenário 12.

As práticas agrícolas tradicionais dos povos indígenas frequentemente incluem técnicas como o cultivo em consórcio, o uso de espécies nativas e o manejo integrado de recursos, que promovem a fertilidade do solo, a conservação da água e a biodiversidade.

“Essas práticas não apenas reduzem a emissão de gases de efeito estufa, mas também aumentam a capacidade dos sistemas agrícolas de se adaptarem às mudanças climáticas”, afirma Célia Xakriabá.

Na opinião da parlamentar, valorizar esses conhecimentos e práticas é essencial para preservar a biodiversidade e manejar os recursos naturais de modo sustentável.

“Além da sua importância socioambiental, a inclusão dos sistemas agrícolas tradicionais indígenas nas políticas públicas pode contribuir também para a redução das desigualdades sociais e econômicas”, acrescenta.