Aprovada urgência para inclusão do nome da escritora Carolina Maria de Jesus no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Mario Agra/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Erika Hilton (PSOL - SP)
Erika Hilton, autora do projeto de lei

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o regime de urgência para o Projeto de Lei 773/24, da deputada Erika Hilton (Psol-SP), que inscreve o nome de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), escritora, catadora e multiartista, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Erika Hilton ressalta que a escritora é referência negra na literatura brasileira, reconhecida por sua obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, publicada pela primeira vez em 1960. “A autora refletia e contava sobre o seu dia a dia, a partir dos desafios da maternidade negra, das estratégias e improvisos para a superação da fome e da falta de dinheiro, e sobre a complexidade do trabalho como catadora de lixo nas ruas da cidade de São Paulo, bem como a invisibilidade
da sua condição até a descoberta da sua vasta produção literária”, afirma.

A deputada lembra ainda que Carolina Maria de Jesus também teve sua obra adaptada para o teatro e a televisão. “Em razão do sucesso de Quarto de Despejo, se tornou best-seller obtendo até mesmo projeção internacional”, destaca.

Tramitação
Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara. Para virar lei, a proposta precisa depois ser votada no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Assista ao vivo