TRT-15 lamenta o falecimento do Papa Francisco e relembra seu apoio à erradicação do trabalho infantil no Brasil
anasiqueira
Seg, 21/04/2025 – 11:24
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025. Líder espiritual de mais de um bilhão de católicos ao redor do mundo, Francisco deixa um legado inestimável em defesa dos direitos sociais, da dignidade humana e da vida, com especial atenção aos mais vulneráveis.
Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco prestou inestimável apoio à parceria firmada entre o TRT-15, o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região e o Santuário Nacional de Aparecida no combate ao trabalho infantil. Por meio de três mensagens enviadas ao Santuário, o Sumo Pontífice reconheceu e incentivou a mobilização nacional pela erradicação dessa chaga social que atinge milhões de crianças e adolescentes.
A primeira manifestação ocorreu em 2016, por ocasião da missa celebrada no dia 11 de outubro, quando, por meio de telegrama enviado à Nunciatura Apostólica e lido no Santuário de Aparecida, o Papa Francisco saudou a parceria com o TRT-15 e o MPT-15, destacando o compromisso conjunto de “promover a luta pela erradicação do trabalho infantil e proporcionar às crianças uma educação de qualidade que lhes garanta um futuro melhor”.
Em 2020, nova mensagem, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, foi enviada ao Santuário de Aparecida. Na carta, o Papa Francisco afirmou unir-se “de bom grado às iniciativas promovidas pelo Santuário Nacional de Aparecida”, ressaltando que “fechar os olhos para a exploração infantil – de qualquer espécie – significa hipotecar a esperança”. O pontífice conclamou fiéis e instituições a se unirem em ações concretas para garantir e defender a dignidade das crianças.
Mais recentemente, em outubro de 2022, outra manifestação papal reafirmou esse compromisso e renovou o incentivo às ações do Santuário em parceria com a Justiça do Trabalho na mobilização pela infância livre do trabalho precoce.
“O TRT-15 expressa suas condolências à Igreja Católica, ao povo brasileiro e à comunidade internacional, ao mesmo tempo em que reverencia a memória de um Papa comprometido com a construção de um mundo mais justo e humano. O legado de Francisco permanecerá vivo nas ações que promovem a justiça social, a inclusão e o respeito à dignidade de cada criança”, ressalta a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.
Para o presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, desembargador João Batista Martins César, “é difícil dimensionar o alcance espiritual e social dessas manifestações do Papa Francisco, que tocaram profundamente a missão institucional da Justiça do Trabalho. Seu apoio ao enfrentamento do trabalho infantil no Brasil foi um verdadeiro sinal de esperança, solidariedade e fé na transformação social”.
Confira as três mensagens do Papa Francisco:
Foto extraída do site do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).