Abril Verde: TRT-15 registra aumento do número de processos envolvendo acidente de trabalho
anasiqueira
Ter, 15/04/2025 – 15:32
O número de processos trabalhistas relacionados a acidentes de trabalho vem apresentando crescimento no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Os dados mais recentes revelam que, em todo o Regional, houve um aumento de 15% nas ações dessa natureza entre 2023 e 2024 — salto de 11.571 para 13.306 processos. A tendência de alta também se confirma nos dados parciais: apenas nos dois primeiros meses de 2025, o número de ações cresceu 14,5% em relação ao mesmo período de 2024.
O aumento dos processos judiciais pode estar relacionado ao crescimento de demandas típicas envolvendo acidentes — como quedas ou amputações — e doenças do trabalho, muitas vezes associadas a longas jornadas, movimentos repetitivos ou exposição a agentes nocivos. Nesses casos, os trabalhadores buscam no Judiciário reparação por danos morais e materiais, além do reconhecimento de estabilidade no emprego.
A elevação, embora preocupante, reflete também uma maior conscientização da classe trabalhadora e um aumento na busca por reparação judicial. “Os dados mostram que ainda há muito a ser feito em matéria de prevenção. Cada processo judicial representa uma história de sofrimento que, muitas vezes, poderia ter sido evitada com medidas adequadas de segurança e saúde no ambiente laboral”, afirma o gestor regional de 2º Grau do Programa Trabalho Seguro no TRT-15, desembargador Edmundo Fraga Lopes.
O Programa Trabalho Seguro, iniciativa conjunta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), atua justamente nesse sentido. Por meio da articulação com instituições públicas, empregadores, sindicatos e sociedade civil, o programa busca fomentar uma cultura de prevenção e fortalecer a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Neste biênio 2025/2026, o programa trabalha com o tema “Saúde e segurança no trabalho: desafios para a universalização”. Já o Grupo de Trabalho Interinstitucional Nacional (GETRIN Nacional) dedica-se, em 2025, à análise dos impactos das mudanças climáticas nas relações de trabalho, uma pauta atual e urgente.
Abril Verde
As ações no âmbito do TRT-15 se intensificam neste mês com a campanha Abril Verde, dedicada à conscientização sobre segurança e saúde do trabalhador. Entre as iniciativas está a iluminação com a cor verde de prédios públicos na jurisdição — como o do TRT-15, a Câmara Municipal e a Torre do Castelo em Campinas —, em adesão ao movimento que marca o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril.
O TRT-15 promoveu no início de abril o seminário “Dos serviços de cuidados à era digital: desafios para universalização da segurança e saúde do trabalhador”, reunindo especialistas e autoridades para discutir o futuro da saúde laboral em um mundo marcado pela transformação digital. Os juízes representantes do Programa Trabalho Seguro nas oito circunscrições do TRT-15 também estão promovendo ações de conscientização como palestras e seminários em parceria com outras instituições durante o período.
A gestora de primeiro grau do Programa Trabalho Seguro do TRT-15, juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti (titular da 3ª VT de Campinas), destaca que o cenário exige a intensificação das ações preventivas. “A elevação nas estatísticas reforça a necessidade de união entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil para garantir que o trabalho seja, de fato, um direito exercido com dignidade, segurança e proteção à saúde”, ressalta.
Saiba mais: Abril Verde: Segurança e saúde do trabalhador são debatidas em seminário na EJud-15