Congresso recebe iluminação verde para lembrar Dia da Atividade Física e Dia da Saúde

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Iluminação especial, na cor VERDE, em celebração ao Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde.
Congresso costuma ganhar iluminação especial em datas especiais

O Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor verde nesta segunda-feira (7) em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) e ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

As datas foram instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de combater o sedentarismo, que se constitui em alto fator de risco para a saúde.

Atividade física
De acordo com a OMS, atividade física é qualquer movimento corporal que requeiram gasto de energia – incluindo aqueles praticados durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e atividades de lazer.

O termo não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e se caracteriza por planejamento, estrutura e repetição, tendo como objetivo melhorar o condicionamento físico.

Segundo o Ministério da Saúde, estimativas globais mostram que aproximadamente 30% adultos e 81% dos adolescentes não fazem atividade física suficiente.

Além disso, à medida que os países se desenvolvem economicamente, os níveis de inatividade aumentam devido às mudanças nos padrões de transporte, ao uso crescente de tecnologia para trabalho e lazer, e ao aumento do comportamento sedentário.

A OMS recomenda pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos de exercícios intensos.

Dia da Saúde
A campanha da OMS para este ano tem como tema “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”. O objetivo é incentivar governos e comunidades de saúde a intensificarem seus esforços para acabar com as mortes maternas e neonatais e priorizar a saúde e o bem-estar de longo prazo das mulheres.

Além disso, a OMS e seus parceiros compartilharão informações úteis para apoiar gestações e partos saudáveis, bem como melhor saúde pós-natal