Deputados da Frente Parlamentar Ambientalista divulgaram propostas para o governo brasileiro defender na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 29, que começou na segunda-feira (11), no Azerbaijão, e vai até 22 de novembro. A cúpula reúne chefes de Estado e autoridades de quase 200 países para definir ações para enfrentar o aquecimento global.
Uma delas é o aumentar o valor destinado pelos países ricos para financiar ações ambientais, em especial para a adaptação às mudanças climáticas.
A frente também quer metas eficazes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e que os países incentivem a transição energética para diminuir o uso dos combustíveis à base de petróleo e carvão.
O coordenador da Frente Parlamentar Mista Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP), que está na capital do Azerbaijão, Baku, considera que já houve avanços nos primeiros dia do evento.
“Já podemos ter uma comemoração, que é o acordo sobre o mercado de carbono no âmbito da ONU, que vai propiciar o comércio de créditos de carbono”, disse Tatto. “Isso é muito importante para o Brasil, como outros países que têm floresta.”