Servidores do TRT-15: Pilares da Justiça Trabalhista
anasiqueira
Seg, 28/10/2024 – 17:29
Em 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público, instituído com o objetivo de celebrar aqueles profissionais que desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo o funcionamento de áreas essenciais como saúde, educação, segurança e justiça, além de tantas outras que fazem a diferença na vida da população.
#ParaTodosVerem: Imagem alusiva ao Dia do Servidor Público, 28 de outubro.
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região é o segundo maior tribunal trabalhista do Brasil, responsável por assegurar os direitos dos trabalhadores em todo o interior e em parte do litoral paulista. Os servidores do TRT-15 desempenham um papel crucial na humanização do atendimento e na eficiência do serviço. Para o presidente da Corte, desembargador Samuel Hugo Lima, “nossos servidores são os pilares que sustentam a eficiência e a qualidade da prestação jurisdicional”.
Com um total de 3.023 servidores efetivos em exercício, além de 55 desembargadores e 371 juízes de 1º grau, o TRT-15 conta com um quadro de pessoal diversificado e comprometido, que enfrenta desafios diários para assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Os servidores do tribunal se dividem em analistas judiciários (1.135), auxiliares judiciários (2), técnicos judiciários (1.886). São 1.912 mulheres e 1.551 homens. O TRT-15 tem em seu quadro 119 servidores com alguma deficiência física.
Cerca de 830 servidores possuem formação superior, com uma predominância de graduados em Direito. No entanto, a diversidade se estende a áreas como Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Tecnologia da Informação e até mesmo áreas artísticas e sociais. Essa pluralidade de formações permite que o tribunal conte com uma equipe multidisciplinar, capaz de lidar com as complexidades dos casos trabalhistas e com as demandas administrativas da própria instituição.
No tribunal, 11,29% dos servidores se declaram pretos (2,28%) ou pardos (9,01%). Nesse aspecto, o TRT-15 foi pioneiro ao assinar o Ato Regulamentar número 6/2015, que instituiu para negros reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para servidores e juízes do trabalho substitutos no âmbito da 15ª Região. A criação das cotas para negros obedece, entre outros, ao disposto na Lei 12.288/2010, que dispõe sobre o Estatuto da Igualdade Racial, e na Lei 12.990/2014, a “Lei de Cotas”.
Esse panorama reafirma o compromisso do TRT-15 com a promoção da equidade e o respeito à diversidade. A instituição tem se empenhado em promover a diversidade e a inclusão dentro de sua equipe, por meio de programas de conscientização e capacitação, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e colaborativo.
Neste ano em que se celebra os 80 anos da Justiça do Trabalho em Campinas, sede do TRT-15, o presidente da Corte, desembargador Samuel Hugo Lima, comemorou o Dia do Servidor Público, atribuindo à atuação dos servidores a história de sucesso do TRT-15. “Essa história de sucesso e superação de desafios só foi possível graças à incansável dedicação de todos os servidores que, ao longo de décadas, ajudaram a consolidar nossa instituição”, observou. Para o magistrado, “a celebração de hoje vai além de um reconhecimento individual. É um tributo coletivo a todos que acreditam no poder transformador do serviço público, entregando-se com excelência e cuidado ao bem-estar da sociedade”.