No momento, você está visualizando Artista feminista Renata Egreja apresenta a exposição “Corpo Todo”, no TRT-15

Artista feminista Renata Egreja apresenta a exposição “Corpo Todo”, no TRT-15

Artista feminista Renata Egreja apresenta a exposição “Corpo Todo”, no TRT-15

nelipimenta

Qua, 16/10/2024 – 17:13

Artista feminista Renata Egreja apresenta a exposição “Corpo Todo”, no TRT-15
Conteúdo da Notícia

Na próxima quinta-feira, 17/10, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebe a exposição “Corpo Todo”, da artista plástica Renata Egreja. A mostra individual integra as comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho em Campinas e acontece no Espaço Cultural “Eurico Cruz Neto”, instalado no 1º andar do edifício-sede do TRT-15, com vernissage às 17h. São mais de 25 peças criadas pela artista em plataformas como pintura, aquarela e cerâmica, que abordam a temática do trabalho invisibilizado e não remunerado, exercido majoritariamente por mulheres no Brasil. A entrada é gratuita.

#ParaTodosVerem: fotografia de uma obra de arte em cerâmica

“Tenho grande alegria em poder realizar uma exposição em um espaço tão significativo como o do TRT-15. No Brasil, segundo um estudo do FGV IBRE, divulgado recentemente, as mulheres dedicam até 25 horas por semana a afazeres domésticos e cuidados, enquanto os homens apenas 11 horas. O trabalho de cuidar da casa, dos filhos, dos idosos e pessoas doentes é essencial para a manutenção da sociedade, mas não é remunerado e está distribuído de forma desproporcional, ficando por conta principalmente das mulheres, o que acaba causando níveis altos de insatisfação com a situação financeira, além de problemas de saúde mental e consequentemente física”, explica Renata Egreja.

“Acho importante um espaço como este –  praticamente na antessala de onde acontecem as audiências de conciliação do Tribunal – trazer um olhar artístico de reflexão sobre um tema tão relevante, principalmente dentro da sociedade brasileira, que acaba sendo tão patriarcal. Nas palavras da escritora Silvia Federici, o que eles chamam de amor, nós chamamos de trabalho não pago”, completa Renata, que tem 38 anos, é mãe de duas meninas e vive e trabalha em Ipaussu, interior de São Paulo.

#ParaTodosVerem: fotografia de uma obra de arte em cerâmica

Qual a conexão possível entre a justiça social e as artes plásticas?

Para os curadores da exposição, o desembargador Marcos da Silva Pôrto e a juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas, Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, a arte de Renata irradia beleza, instiga movimento, reflexão, sensação de pertencimento e, em especial, um olhar focado no feminino.  “A arte de modo geral sensibiliza e toca corações e mentes. Traz consigo sentimentos de elevação e leveza. Educa e edifica. As cores e as formas, as palavras, os signos e os sons, induzem serenidade e paz, aspectos tão caros às atividades deste Tribunal, seja no ato de julgar, seja no ato de pacificar os atores em conflito. Atenta ao trabalho cotidiano de mulheres, sua obra mexerá com o pensamento de todos, porque a todos cabe olhar a justiça social como tarefa. A curadoria do Espaço Cultural do TRT-15 propõe uma imersão no talento dessa artista surpreendente, certa de que a arte e a justiça alcançam dimensões fundamentais para o hoje e o amanhã. Afinal, o direito é a arte do bom e do justo!”, asseveram.

Além das obras, a mostra apresentará ainda a instalação imersiva “Roda de Mães”, que traz uma reflexão sobre questões de gênero e é composta por três tapetes de dois metros de diâmetro e várias almofadas bordadas com frases provocativas como: “Depois que fui mãe, virei feminista”, “Congela os óvulos”, “Não quero ser mãe”, “Eu fiz um aborto”, “Eu tive um parto orgástico”, “Não tive passagem, não entrei em trabalho de parto”. As frases foram criadas em colaboração com a doula Anna Gallafriom e com o bordado de Gabriela Michelini. Já os tapetes foram tecidos por Kika Elias. “É uma instalação participativa, trabalho em rede de apoio e de acolhimento, feita por mulheres, para dar voz a artistas mulheres dentro do mercado de arte, que historicamente renegou o protagonismo feminino”, finaliza a artista feminista, conhecida por usar uma paleta de cores e formas emblemáticas, e que encontra grande inspiração na natureza e na feminilidade.

Serviço:

“Corpo Todo”, de Renata Egreja
Vernissage: 17/10, às 17 horas
Quando: De 17 de outubro a 19 de dezembro, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Onde: Espaço Cultural “Eurico Cruz Neto” (primeiro andar) – Sede do TRT 15 – Rua Barão de Jaguara, 901 – Campinas.

#ParaTodosVerem: fotografia de uma obra de arte em cerâmica

Sobre Renata Egreja:

A pintura como alegoria da vida. Para a artista plástica paulistana Renata Egreja, a pintura é uma festa, uma celebração da vida e o fio condutor de seu pensamento. Aos 38 anos e 24 de carreira, Renata dividiu sua formação entre São Paulo e Paris. Vive e trabalha hoje no interior de São Paulo, com ateliê em uma fazenda na pequena cidade de Ipaussu. Vinda de uma família de agricultores, cresceu no meio rural e sempre teve a natureza como inspiração. Apaixonada por pintura desde pequena, sua primeira incursão profissional nas artes foi trabalhando com alegorias em escolas de samba do Rio e de São Paulo. E dessa festa da ancestralidade tira muito dos efeitos visuais, glitter, purpurina e alegria para a sua arte.
Iniciou os estudos em Artes Plásticas na FAAP-SP, graduou-se na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, onde fez também seu mestrado e iniciou sua carreira no circuito das artes. No Brasil, participou de diversas exposições individuais e coletivas no Instituto Tomie Ohtake, Paço das Artes, Zipper Galeria, Galeria Lume, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Museu de Arte de Curitiba, Sesc, dentre outros espaços. No exterior, teve obras expostas em Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha) e Nova Déli (Índia). As criações renderam prêmios como o Jovens Talentos, da Université Paris-Dauphine, em 2010; o Itamaraty de Arte Contemporânea, em 2012, e o Itamaraty Sanskriti Foundation, em 2013.
Suas pinceladas viraram também moda, obras de vestir. A artista assina coleção para a grife italiana Salvatore Ferragamo, dentre outras. Possui trabalhos em acervos públicos e privados que trazem uma explosão de cores e de energia em suportes variados: telas, aquarelas sobre papel, pintura em óleo, acrílica, costura, cerâmica, escultura, vídeos, desenhos e instalações. Em comum, uma viva paleta de cores e sonhos sempre aquecidos.
www.renataegreja.com
Instagram: @regreja
Youtube: @renataegreja

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Qua, 16/10/2024 – 17:13