No momento, você está visualizando Inauguração da Secretaria Conjunta dá sequência às comemorações dos 80 anos da JT em Sorocaba

Inauguração da Secretaria Conjunta dá sequência às comemorações dos 80 anos da JT em Sorocaba

Inauguração da Secretaria Conjunta dá sequência às comemorações dos 80 anos da JT em Sorocaba

nelipimenta

Seg, 02/09/2024 – 17:52

Inauguração da Secretaria Conjunta dá sequência às comemorações dos 80 anos da JT em Sorocaba
Conteúdo da Notícia

Na última terça-feira, 27/8, o presidente e a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadores Samuel Hugo Lima e Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, conduziram a cerimônia de inauguração oficial da Secretaria Conjunta de Sorocaba e Piedade, fruto do Projeto Especializa & Equaliza, idealizado pela Corregedoria Regional. O evento fez parte do programa de comemoração pelos 80 anos da implantação da 1ª Vara do Trabalho de Sorocaba, instalada em 31 de agosto de 1944.

#ParaTodosVerem: presidente e corregedora descerram placa de implantação do Projeto Especializa e Equaliza

O projeto Especializa & Equaliza criou um modelo de secretarias integradas e macroequipes especializadas, divididas por fases processuais (conhecimento, liquidação e execução), visando dar maior celeridade à tramitação processual, por meio da parametrização das rotinas de trabalho. A implantação do projeto no Fórum Trabalhista de Sorocaba teve início em novembro de 2022, com posterior adesão da Vara do Trabalho de Piedade, em julho de 2023. Foi a primeira vez que a secretaria de uma vara única passou a integrar a Secretaria Conjunta de um Fórum do TRT-15.
O evento teve início com o descerramento da placa que simboliza a inauguração oficial da Secretaria Conjunta das Varas do Trabalho de Sorocaba e Piedade. O ato foi realizado pelo presidente e pela corregedora do TRT-15.

#ParaTodosVerem: presidente Samuel fala ao microfone.

Ao comentar a dupla celebração do dia, 80 anos da JT em Sorocaba e inauguração oficial da Secretaria Conjunta, o presidente Samuel Lima pontuou que o “momento simboliza a concretização de um projeto inovador, que reflete o compromisso contínuo com a eficiência e a celeridade”. O magistrado falou também de seu receio com a experiência proposta pela Corregedoria da 15ª Região, o que se transformou em alívio e orgulho diante dos bons resultados, reconhecidos, inclusive, pela corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, que classificou o projeto como uma “ótima e eficiente alternativa”, e já pode ser considerado um avanço para a instituição.

#ParaTodosVerem: Ao lado do juiz Belloti, corregedora Rita Penkal fala ao microfone.

Nas palavras da corregedora regional, desembargadora Rita Penkal, “o projeto Especializa & Equaliza representa um avanço importante para a Justiça do Trabalho, promovendo inovação, especialização e uma abordagem mais eficaz na gestão dos recursos e processos”. Sem perder de vista a história de sucesso e respeitabilidade da JT, a desembargadora falou da importância de mudanças da cultura organizacional, com a incorporação de novas tecnologias e metodologias. Apontou o projeto Especializa e Equaliza como um “exemplo claro” de como essas mudanças podem transformar positivamente a atuação jurisdicional.

#ParaTodosVerem: juiz Rinaldi fala ao microfone, enquanto é observado pelos desembargadores Samuel, Rita e João Batista.

O juiz diretor do Fórum Trabalhista de Sorocaba e coordenador local do projeto, Valdir Rinaldi Silva, também mencionou o sentimento inicial de preocupação com a proposta, que resulta em uma profunda mudança das estruturas. Após dois anos do início da implantação do projeto em Sorocaba, o magistrado comemorou os resultados obtidos, que revelaram redução no acervo de processos e aumento dos índices de produtividade das varas integrantes. Rinaldi finalizou seu discurso renovando a esperança de que a melhora seja crescente e duradoura.

#ParaTodosVerem: macrogestora Erileine fala ao microfone.

Segundo a macrogestora Erileine Hardeman Benetti, a reunião das secretarias está trazendo resultados inspiradores, diminuindo o tempo de tramitação processual em todos os aspectos. Ao traçar um paralelo com as transformações tecnológicas que trouxeram mudanças para a Justiça do Trabalho, a servidora classificou o novo método de trabalho como uma evolução de costumes. Para ela, “da forma como desenhado, o Especializa e Equaliza é um projeto solidário, mais eficiente e justo”.

#ParaTodosVerem: juiz Polastro e desembargadores Samuel, Rita e João Batista posam para foto.

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Sérgio Polastro Ribeiro, falou do apoio da entidade ao Projeto Especializa e Equaliza e da importância de adoção de medidas que visem melhorar a eficácia da atividade jurisdicional e a qualidade de vida de magistrados e servidores.

 

Visita ao Complexo Ferroviário de Sorocaba

#ParaTodosVerem: três magistrados posam para foto ao lado de diretor da ferroviária.

Ainda na terça-feira, 27/8, o presidente do TRT-15, Samuel Hugo Lima liderou uma comitiva de magistrados na visita ao Complexo Ferroviário de Sorocaba, maior conjunto remanescente da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, uma das principais ferrovias paulistas. O complexo, formado por antigas oficinas de vagões, carros e locomotivas, é declarado Patrimônio Cultural Material da Cidade.

 

Palestras e Seminários
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região foi palco do seminário “80 anos da Justiça do Trabalho de Sorocaba – SMetal e TRT-15, há décadas unindo forças pelos direitos dos trabalhadores”, promovido em comemoração ao aniversário da Justiça do Trabalho de Sorocaba. A abertura do evento, realizado na manhã de 27/8, contou com a presença do presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, e do presidente do SMetal, Leandro Cândido Soares.

#ParaTodosVerem: quatro homens e uma mulher posam para foto.

O primeiro painel de debates foi composto pelo vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador João Alberto Alves Machado, pela juíza aposentada do TRT-3, Ana Maria Espi Cavalcanti, e pelo coordenador do departamento jurídico do SMetal, Imar Eduardo Rodrigues.

#ParaTodosVerem: três homens estão sentados em cadeiras no palco, sendo observados pelo público.

O desembargador aposentado Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT-15 no biênio 2014-2016, o presidente do SMetal, Leandro Cândido, e o conselheiro do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Fausto Augusto Junior, compuseram o segundo e último painel.

#ParaTodosVerem: dois juízes e duas juízas posam para foto.

A cidade de Votorantim, que faz parte da jurisdição de Sorocaba, também sediou um dos eventos preparados para a semana. O Teatro Municipal recebeu o seminário “Provas Digitais”, que aconteceu na noite de quarta-feira, 28/8, e reuniu magistrados, servidores, advogados e estudantes.
Sob a coordenação do desembargador do TRT-15, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, as juízas Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, diretora do Fórum de Bauru, e Ana Paula Silva Campos Miskulin, titular da VT de José Bonifácio, discorreram sobre produção e análise de provas digitais no processo do trabalho.

#ParaTodosVerem: membros da mesa de abertura estão sentados em cadeiras no palco.

Compuseram a mesa de abertura o desembargador do TRT-15, Renan Ravel, o juiz diretor do Fórum Trabalhista de Sorocaba, Valdir Rinaldi Silva, a juíza titular da 3ª VT de Sorocaba, Cecy Yara Tricca de Oliveira, o presidente e o vice-presidente da Subseção de Votorantim da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo Tadeu Strongoli e Eduardo Munhoz, a conselheira estadual da OAB, Flávia Mendes, a presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB local, Kátia Aline Lopes, o vice-prefeito de Votorantim, Rodrigo de Melo Kriguer, o comandante do Comando de Policiamento do Interior 7, coronel Denis Izumida, o vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Nilton Cesar, o gerente do Sicredi, Alexandre Piccini, e Antonio Gavioli e Renato Delagnese, representando, respectivamente, as classes empresária e operária de Sorocaba e região.  

#ParaTodosVerem: componentes da Banda Marcial tocam instrumentos.

O evento contou com apresentação da Banda Marcial do Colégio Mônaco, que, regida pelo maestro Rafael Oliveira, reproduziu o Hino Nacional e as canções “Evidências”, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, e  “Livin’ on a prayer”, de Desmond Child, Jon Bon Jovi e Richie Sambora.

#ParaTodosVerem: pessoas posam para foto, enquanto exibem medalhas.

Em todos os eventos, o TRT-15 homenageou personalidades que fazem parte da história da Justiça do Trabalho, presenteando-os com medalhas especialmente cunhadas para a celebração dos 80 anos da JT em Sorocaba.

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Seg, 02/09/2024 – 17:52