Desenvolvimento do hidrogênio verde é tema de debate na Câmara

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Planta piloto de utilização de hidrogênio verde no Rio de Janeiro

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (28), audiência pública sobre o desenvolvimento da indústria do hidrogênio verde no Brasil.

O debate atende a pedido do deputado Reimont (PT-RJ) e será realizado a partir das 10h30 no plenário 13.

A audiência será interativa, confira a lista de convidados e mande suas perguntas.

“O hidrogênio verde é considerado uma das apostas das principais nações nessa transição [energética], pois permite a geração, armazenagem e consumo de energia limpa, sem emissão de gases causadores do efeito estufa”, explica Reimont.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, segundo o parlamentar, também reconhece a importância do hidrogênio verde. “Com investimentos de R$ 540 bilhões destinados à transição energética, está prevista a implementação de um plano nacional para o hidrogênio, que inclui a adaptação da infraestrutura portuária para o armazenamento e escoamento da produção de hidrogênio verde”, detalha Reimont.

O novo Programa de Aceleração do Crescimento também contempla o Plano de Transição Ecológica.

Desafios
Para o Brasil se consolidar como polo produtor e exportador de hidrogênio verde, no entanto, alerta o deputado, é preciso enfrentar alguns desafios. “Um deles é a criação de um mercado consumidor significativo, que possa impulsionar toda a cadeia produtiva desse setor.”

Nesse sentido, municípios e estados precisam fomentar essa transformação, instalando plantas de produção de hidrogênio verde e pontos de abastecimento.

“Outro desafio é a adoção integral dessas tecnologias pelos entes públicos, que devem se destacar como polos científicos e tecnológicos na propagação do hidrogênio verde”, acrescenta o parlamentar.