A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove na próxima terça-feira (18) audiência pública sobre os impactos do “fator amazônico’ em políticas públicas educacionais.
Fator amazônico é o termo utilizado para se referir aos custos adicionais de logística e transporte que empresas e governos precisam arcar para realizar ações na região Amazônica.
O debate foi proposto pela deputada Professora Goreth (PDT-AP) e será realizado a partir das 10 horas. O local da reunião ainda não foi definido.
Veja quem foi convidado para discutir o assunto
Dificuldade de acesso
Professora Goreth afirma que a complexidade da vasta extensão territorial da Amazônia dificulta o acesso, por grandes áreas de floresta, rios e estradas precárias. Essa dificuldade afeta diretamente os preços e a qualidade dos serviços na região.
A deputada cita como exemplo a merenda nas escolas localizadas em regiões ribeirinhas. “A merenda escolar, que possui importância crucial, chega a tais comunidades por meio de balsas empurradas, por barco a motor ou por pequenos aviões”, afirma. “Com isso, a distribuição da merenda envolve planejamento de logística e movimenta um número significativo de pessoas e recursos, não planejados inicialmente a elaboração da política pública.”
Professora Goreth lista ainda outras dificuldades enfrentadas por alunos e professores na região e que precisam ser levadas em conta na definição de políticas públicas educacionais: a necessidade de adaptar o horário de aula de escolas ribeirinhas às marés, e o longo tempo de percurso dos alunos navegando os rios amazônicos para chegar à escola.
“Na Amazônia, a forma convencional de executar qualquer política pública não funciona”, alerta a deputada.