Ex-deputada federal Maria da Conceição Tavares morre aos 94 anos

Acervo/Câmara dos Deputados
A ex-deputada Maria da Conceição Tavares

A ex-deputada federal Maria da Conceição Tavares morreu no último sábado em Nova Friburgo (RJ) aos 94 anos. Ela foi deputada de 1995 a 99, quando foi vice-líder do PT e integrante das comissões de Finanças e Tributação; e de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Nascida em Portugal, Conceição Tavares veio para o Brasil em 1954, fugindo da ditadura de Salazar. No Brasil, formou-se em economia, foi professora universitária no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Instituto de Economia da Universidade de Campinas e formou gerações de importantes economistas brasileiros.

Considerada uma das maiores críticas do neoliberalismo no País era defensora de uma maior intervenção do Estado na economia para estimular seu crescimento e garantir justiça social. Ela foi uma das principais assessoras econômicas do Partido dos Trabalhadores.

Repercussão
O líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), lamentou a morte da economista. Ele citou a contribuição da ex-parlamentar para o debate econômico, em defesa de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. “Será sempre referência para o PT e os partidos de esquerda brasileiras na luta pela construção de um Brasil soberano”, afirmou o líder.

A deputada Gleisi Hoffmann (PR) lembrou da contribuição de Conceição Tavares para os debates econômicos no partido. “Seu profundo conhecimento sobre os caminhos para o desenvolvimento social do País continuará a inspirar todos os brasileiros e brasileiras engajados na construção de um Brasil soberano”, disse a parlamentar.

A líder do Psol, deputada Erika Hilton (SP), afirmou que a economista se destacou por suas contribuições ao pensamento desenvolvimentista “e por seu papel na formação de várias gerações de economistas brasileiros, deixou um legado imensurável”.