A comissão especial da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil promove, nesta terça-feira (11), seminário sobre tratamento e reabilitação de pacientes câncer de cabeça e pescoço. O evento será a partir da 14h30, no plenário 9.
Clique aqui para ver os convidados do debate
De acordo com o deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), que solicitou o debate, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano no Brasil até 2025, incluindo 15,1 mil casos de câncer de boca.
Números da doença
Em 2020, o câncer de cavidade oral causou a morte de 6.192 pessoas, 4.767 eram homens. Outros tipos de câncer, como o de laringe e tireoide, vitimaram 4.478 e 837 pessoas, respectivamente.
Entre 2014 e 2018, 48% dos pacientes foram diagnosticados tardiamente, nos estágios 3 e 4 da doença, o que reforça, na avaliação do parlamentar, a importância do diagnóstico precoce.
Weliton Prado acrescenta que os principais fatores de risco para esses tipos de câncer são tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecções por HPV, falta de higiene bucal e exposição à radiação.
Os tratamentos abrangem imunoterapia, quimioterapia, radiocirurgia e cirurgias, além da vacina contra o HPV oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).