Ministra Dora Maria da Costa inicia nesta segunda, 3/6, os trabalhos de correição no TRT-15
nelipimenta
Seg, 03/06/2024 – 17:07
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, recebeu nesta segunda-feira, 3/6, a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, no primeiro dia da semana dos trabalhos de correição ordinária no Regional. Nas boas-vindas da Presidência da 15ª à ministra Dora e sua equipe de oito juízes e servidores, participaram também no Salão Nobre a corregedora e o vice-corregedor da 15ª, a desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e o desembargador Manoel Carlos Toledo Filho. Também estavam presentes as juízas auxiliares da Presidência Lúcia Zimmermann e Daniela Macia Ferraz Giannini, além de todos os diretores e gestores das áreas que serão correicionadas, entre eles a secretária-geral da Presidência, Adriana Martorano Amaral Corsetti, o secretário-geral judiciário Paulo Eduardo de Almeida e o diretor-geral Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser.
#ParaTodosVerem: De pé, ministra Dora Maria fala ao público, que está sentado em cadeiras de madeira e estofado cinza. Sentado, o presidente Samuel Lima aparece no lado esquerdo da imagem.
#ParaTodosVerem: De pé, equipe da Corregedoria-Geral, composta por duas mulheres e seis homens. No lado direito da imagem, a ministra Dora aparece sentada.
Acompanharam a ministra Dora Maria da Costa os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral, Rafael Gustavo Palumbo e Carlos Abener de Oliveira Rodrigues Filho, o secretário da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Marcelo Marques de Matos, os assessores Valério Augusto Freitas do Carmo, Ednaldo de Almeida Oliveira Junior e Francys Cristina Alves Simões, e os assistentes Cris Hellen Xavier Carvalho e Thiago Pereira Vilela.
O presidente Samuel Hugo Lima, ao dar as boas-vindas à ministra Dora, afirmou que “a correição nem sempre é um momento tranquilo, mas sempre uma oportunidade de encarar novos rumos, pela visão de uma equipe externa”. O presidente também externou sua alegria de receber a comitiva do TST no Tribunal da 15ª Região, “único do país sediado no interior do estado, reconhecido por receber bem seus visitantes”.
#ParaTodosVerem: De pé,a ministra Dora gesticula os braços. Atrás dela, estão hasteadas as bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo, do município de Campinas e do TRT-15.
A ministra Dora afirmou que deixou o TRT-15, como último na programação de correições, por entender sua relevância no cenário da Justiça do Trabalho, ocupando o segundo lugar entre os de grande porte em volume processual, e sua característica marcante de pioneirismo e inovações.
#ParaTodosVerem: ministra Dora e desembargadores Samuel Lima, João Alberto Machado, José Otávio Ferreira, Rita Penkal e Manoel Carlos Toledo estão sentados ao redor de uma mesa de madeira.
Na sequência dos encontros do primeiro dia de trabalhos, ainda de manhã, a ministra corregedora se reuniu com os membros da Administração, os vice-presidentes judicial e administrativo, desembargadores João Alberto Alves Machado e José Otávio de Souza Ferreira, a corregedora e o vice-corregedor, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e o desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, além do presidente, desembargador Samuel Hugo Lima.
No período da tarde, a ministra se reuniu com os presidentes das 6 Turmas e das 11 Câmaras, desembargadores José Carlos Ábile (1ª Turma e da 1ª Câmara) e Ricardo Antonio de Plato (2ª Câmara); Eleonora Bordini Coca (2ª Turma e da 4ª Câmara) e Edmundo Fraga Lopes (3ª Câmara); Ana Paula Pellegrina Lockmann (3ª Turma e da 5ª Câmara) e Marcos da Silva Porto (presidente regimental da 6ª Câmara); Roberto Nobrega de Almeida Filho (4ª Turma e da 7ª Câmara) e Erodite Ribeiro dos Santos (8ª Câmara); Ricardo Regis Laraia (5ª Turma e da 10ª Câmara) e Marcelo Garcia Nunes (9ª Câmara), encerrando as visitas do dia com o desembargador Antonio Francisco Montanagna, presidente da 6ª Turma e da 11ª Câmara, com participação do desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, integrante da 11ª Turma e da 6ª Câmara.
ParaTodosVerem: ministra Dora posa para foto acompanhada de uma desembargadora e seis desembargadores da 1ª Turma.
ParaTodosVerem: ministra Dora posa para foto acompanhada de seis desembargadoras e três desembargadores da 2ª Turma.
ParaTodosVerem: ministra Dora posa para foto acompanhada de cinco desembargadoras e quatro desembargadores da 3ª Turma.
ParaTodosVerem: ministra Dora posa para foto acompanhada de três desembargadoras e quatro desembargadores da 4ª Turma.
ParaTodosVerem: ministra Dora posa para foto acompanhada de duas desembargadoras e seis desembargadores da 5ª Turma.
ParaTodosVerem: ministra Dora posa para foto acompanhada de dois desembargadores da 6ª Turma.
Sobre a correição
Durante esta semana, a corregedora-geral vai avaliar o andamento dos processos no Tribunal, verificar a regularidade dos serviços, a observância dos prazos e outros aspectos da atividade jurisdicional. Ao fim do procedimento, elabora um relatório contendo determinações e recomendações para melhoria dos serviços. A leitura da ata da correição ocorre na sexta-feira, dia 7/6, às 9 horas.