Dia Mundial do Meio Ambiente: Uma Celebração pela Vida em Nosso Planeta!
marianaaassuncao
Qua, 05/06/2024 – 09:49
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, é uma data importante para a conscientização global sobre a proteção ambiental e visa sensibilizar indivíduos, comunidades e governos sobre a importância de cuidar do planeta. Em 2024, a data terá foco na restauração de terras, no combate à desertificação e na construção de resiliência à seca.
A escolha do tema reflete a urgência da situação. De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, cerca de 40% das terras do planeta estão degradadas, impactando diretamente a vida de metade da população mundial e ameaçando o desenvolvimento global. A intensificação das secas, que já aumentaram em 29% desde 2000, representa um desafio crescente, podendo afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.
Em 2024, também será celebrado o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, e a capital da Arábia Saudita, Riad, será palco da décima sexta sessão da Conferência das Partes (COP 16) da UNCCD, de 2 a 13 de dezembro.
Celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente em 2024 significa compreender a importância da restauração de terras para a segurança alimentar, a biodiversidade e a estabilidade climática. É um chamado para ações individuais e coletivas, como apoiar iniciativas de reflorestamento, promover práticas de agricultura sustentável e defender políticas públicas que combatam a desertificação e a degradação dos solos. Além disso, pequenas ações do nosso cotidiano, como reduzir o uso de plástico, consumir água e energia de forma consciente, e separar corretamente os resíduos para reciclagem são ações que, quando somadas, têm um impacto significativo na preservação dos recursos naturais e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
O TRT-15 adota instrumentos de gestão para compatibilizar sua atuação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial, os ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS 15 – Vida Terrestre e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Entre tais instrumentos, há: o Plano de Logística Sustentável, alinhado à Estratégia Nacional do Judiciário e ao Plano Estratégico Institucional, que é uma ferramenta para definir práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos na Administração Pública; o Plano de Ações e Monitoramento, anualmente revisto, que garante o comprometimento com as metas estabelecidas e o Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa, ferramenta para avaliar o impacto dos esforços de mitigação das emissões desses gases.
Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA – TRT15