A incomunicabilidade como garantia instrumental da imparcialidade do Conselho de Sentença

A legitimidade do veredicto proferido pelo Tribunal do Júri repousa sobre um pressuposto frequentemente negligenciado na prática forense: a garantia de que a convicção dos jurados se formou livre de interferências externas. Diferentemente do juiz togado, o jurado decide por voto sigiloso, sem motivação e sem as garantias funcionais da magistratura. Nesse cenário, a imparcialidade do Conselho de Sentença não pode ser aferida a partir da decisão, mas apenas a partir das salvaguardas que cercaram sua formação. Trata-se, em última análise, de uma imparcialidade que depende inteiramente de mecanismos institucionais.

Entre esses mecanismos, a incomunicabilidade ocupa posição central. Contudo, a prática forense tem tratado o instituto como mera regra de conduta dirigida ao jurado, cuja violação pressuporia ato voluntário de comunicação e prova concreta de influência sobre o voto. Essa compreensão, além de dogmaticamente insuficiente, mostra-se problemática nos casos em que o jurado, sem qualquer intenção, é retirado do ambiente controlado do Conselho — por mal súbito ou necessidade de atendimento médico — e exposto ao contato com terceiros.

O presente artigo sustenta que a incomunicabilidade constitui garantia instrumental da imparcialidade objetiva do Conselho de Sentença. Na medida em que o Estado detém o controle exclusivo do ambiente da sessão, cabe a ele demonstrar, por registros contemporâneos, que a garantia foi preservada, e não à defesa provar a ocorrência de interferência que não tinha meios de observar.

Incomunicabilidade como sistema de salvaguardas, e não como regra de conduta

O Código de Processo Penal não trata a imparcialidade do jurado como abstração. Estrutura um sistema encadeado de salvaguardas: o compromisso de examinar a causa com imparcialidade (artigo 472), a vedação de comunicação “entre si e com outrem” (artigo 466, §1º), a certificação da incomunicabilidade pelo oficial de justiça (artigo 466, §2º), sua manutenção durante as suspensões da sessão (artigo 497, VII) e o registro fiel das ocorrências e dos incidentes em ata (artigos 494 e 495, XV). A inobservância dessa garantia é causa expressa de nulidade (artigo 564, III, “j”).

A leitura conjunta desses dispositivos revela que a lei não se contenta com o silêncio do jurado. Se bastasse a abstenção de diálogo, a advertência inicial seria suficiente. O legislador impôs, contudo, deveres de fiscalização, certificação e registro, todos atribuídos ao juiz e a seus auxiliares. Assim, a incomunicabilidade não é apenas um dever do jurado, mas também um dever do Estado-juiz, que controla o ambiente da sessão e responde por sua documentação.

Spacca
…

A finalidade do instituto confirma essa leitura. Conforme destaca Badaró, a incomunicabilidade visa “garantir a ausência de interferência de um jurado na formação da convicção de outro jurado, bem como a influência de terceiros em relação aos jurados”, de modo que sua quebra conduz à “dissolução do conselho de sentença”, se constatada durante o julgamento, ou à “nulidade absoluta do julgamento”, se constatada depois de encerrada a sessão (Badaró, 2023, p. 702). O objeto protegido, portanto, não é o silêncio, mas a autonomia da convicção do julgador leigo.

Imparcialidade objetiva e aparência de imparcialidade no Tribunal do Júri

A imparcialidade admite duas dimensões. A subjetiva indaga se o julgador, em seu íntimo, pretendeu favorecer alguma das partes. A objetiva indaga se o procedimento ofereceu garantias verificáveis de que não subsiste dúvida legítima sobre sua independência. É a esta segunda dimensão que a incomunicabilidade se vincula de modo imediato.

No julgamento do AgR no RHC 144.615/PR, o Supremo Tribunal Federal declarou a nulidade de sentença condenatória por violação à imparcialidade do julgador e assentou que sua proteção deve se dar “por meios efetivos”. O voto condutor incorporou a lição de Figueiredo Dias, segundo a qual o relevante é defender o juiz “da suspeita de a não ter conservado, não dar azo a qualquer dúvida”. Nesse sentido, Badaró sustenta que, segundo a teoria da aparência geral de imparcialidade, “tão importante quanto o juiz ser imparcial, é o juiz parecer ser imparcial” (Badaró, 2023, p. 55).

No Tribunal do Júri, essa exigência assume intensidade particular. O jurado não dispõe das garantias funcionais da magistratura, e o STF já reconheceu, no RE 1.254.049 AgR/AM, que órgãos nessa condição se legitimam por mecanismos próprios, desde que “igualmente idôneos a promover a isenção necessária ao escorreito ofício judicante”. Como o voto é sigiloso e imotivado, não há decisão fundamentada que permita aferir, a posteriori, se a convicção foi contaminada. Inevitavelmente, a aparência de imparcialidade passa a depender da observância demonstrável das salvaguardas.

Orientação do STJ: nulidade flagrante e prejuízo presumido

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça tem conferido à incomunicabilidade tratamento compatível com sua natureza de garantia estrutural. No HC 436.241/SP, a 6ª Turma declarou nulo, de ofício, julgamento em que uma jurada afirmou, durante a fala da acusação, que havia crime, tendo o juiz presidente se limitado a adverti-la. Assentou-se que o episódio impunha a dissolução do conselho e que, não realizada, revelava “nulidade flagrante”. A nulidade foi reconhecida embora suscitada apenas em aditamento precluso às razões de apelação e após o trânsito em julgado da condenação.

Mais recentemente, no AgRg no AREsp 2.704.728/MG, a 5ª Turma fixou a tese de que “a quebra da incomunicabilidade dos jurados durante o julgamento pelo Tribunal do Júri presume prejuízo à defesa”. O fundamento decisivo foi a constatação de que “é impossível aferir com precisão o conteúdo das eventuais comunicações” mantidas pelo jurado. Desloca-se, assim, o foco da prova da influência para a ruptura da proteção.

Afastamento involuntário do jurado e a insustentável tese da comunicação voluntária

Considere-se a seguinte hipótese, extraída da prática forense. Durante sessão plenária, uma jurada já compromissada sofre mal súbito, recebe atendimento por terceiros e retorna ao conselho para participar da votação. Nesse cenário, há decisões que afastam a nulidade sob o argumento de que a garantia vedaria apenas a comunicação “intencional e voluntária”.

O argumento não se sustenta. Em primeiro lugar, não se afirma que o mal súbito seja comunicação, mas que o episódio retirou a jurada do ambiente controlado e a expôs ao contato necessário com terceiros. Em segundo lugar, o artigo 466, §1º, veda a comunicação “com outrem”, e o artigo 497, VII, exige a manutenção da incomunicabilidade justamente durante as suspensões da sessão. A involuntariedade do afastamento, portanto, é a razão pela qual as cautelas estatais se tornam indispensáveis, e não o fundamento para dispensá-las.

Também não se admite exigir da defesa a prova de quem teria conversado com a jurada, do conteúdo de eventual conversa ou de sua influência sobre o voto. A defesa não tem meios de acompanhar o atendimento sem, ela própria, violar a incomunicabilidade. Trata-se de prova impossível, cuja exigência transfere ao acusado o ônus de demonstrar fatos ocorridos em ambiente sob controle exclusivo do Estado, em afronta à presunção de inocência como regra probatória (artigo 5º, LVII, da Constituição).

A jurisprudência do STJ sobre cadeia de custódia oferece reforço analógico a essa conclusão. No AgRg no RHC 143.169/RJ, a 5ª Turma afirmou que “a atividade do Estado é o objeto do controle de legalidade, e não o parâmetro do controle”, rejeitando a “autoproclamada confiança que o Estado-acusação deposita em si mesmo”. No AREsp 3.126.435/MT, acrescentou que “não cabe à defesa provar manipulação”. O jurado não é vestígio, e a consequência pretendida é a nulidade, e não a inadmissibilidade da prova; o que se transpõe é apenas a ratio comum: o que esteve sob controle exclusivo do Estado deve ser demonstrado por ele.

Por essa razão, a certidão genérica de incomunicabilidade, lavrada em fórmula padronizada, não supre a ausência de registro pormenorizado do incidente, pois afirma a conclusão sem revelar o percurso.

Prejuízo estrutural e os limites da preclusão

A quebra da incomunicabilidade não atinge ato isolado, mas a própria composição válida do órgão julgador. O artigo 563 do CPP não constitui obstáculo ao reconhecimento da nulidade. As votações do Conselho são sigilosas (artigo 5º, XXXVIII, “b”, da Constituição) e o termo de respostas não revela o placar, de modo que exigir prova de que o voto do jurado afetado foi decisivo converteria o sigilo constitucional em obstáculo à própria garantia que deveria proteger. O prejuízo, nesses casos, é estrutural.

Do mesmo modo, a preclusão prevista no artigo 571, VIII, do CPP não pode ser aplicada de forma mecânica. Os deveres de manter a incomunicabilidade durante a suspensão e de registrar o incidente em ata são impostos ao juízo de ofício, e a deficiência documental somente se revela com a lavratura da ata. Ainda assim, recomenda-se à defesa requerer, em plenário, a consignação do episódio e das cautelas adotadas, providência que afasta qualquer discussão sobre preclusão.

Conclusão

Conclui-se, portanto, que a incomunicabilidade dos jurados constitui garantia instrumental da imparcialidade objetiva do Conselho de Sentença, integrada a um sistema de salvaguardas cujo cumprimento deve ser verificável, e não apenas declarado. Sua violação independe da vontade do jurado, e o afastamento involuntário, longe de afastar a garantia, exige do Estado cautelas específicas e documentadas.

Ausente registro contemporâneo dessas cautelas, a dúvida sobre a preservação da independência do jurado não pode ser resolvida contra o acusado. A soberania dos veredictos protege decisões válidas, mas não convalida dúvida estrutural sobre a imparcialidade do órgão que as produziu.

 


Referências

BADARÓ, Gustavo Henrique. Processo penal. 11. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2023.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (5. Turma). AgRg no AREsp 2.704.728/MG. Relator: Min. Messod Azulay Neto. DJEN, 28 maio 2025.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (5. Turma). AgRg no RHC 143.169/RJ. Relator: Min. Jesuíno Rissato (Desembargador convocado do TJDFT). Relator para o acórdão: Min. Ribeiro Dantas. Julgado em 7 fev. 2023. DJe, 2 mar. 2023.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (5. Turma). AREsp 3.126.435/MT. Relator: Min. Ribeiro Dantas. DJEN, 13 abr. 2026.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (6. Turma). HC 436.241/SP. Relatora: Min. Maria Thereza de Assis Moura. Julgado em 19 jun. 2018. DJe, 27 jun. 2018.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). AgR no RHC 144.615/PR. Relator: Min. Edson Fachin. Redator do acórdão: Min. Gilmar Mendes. Julgado em 25 ago. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). RE 1.254.049 AgR/AM. Relatora: Min. Cármen Lúcia. Sessão Virtual de 3 a 14 abr. 2020.

O post A incomunicabilidade como garantia instrumental da imparcialidade do Conselho de Sentença apareceu primeiro em Consultor Jurídico.