TRT-15 apoia campanha “Fazer o Futuro Sorrir”, lançada pelo TJSP em prol da Primeira Infância
nelipimenta
Qua, 14/05/2025 – 17:50
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participou, na última terça-feira (13/5), do lançamento da campanha “Fazer o Futuro Sorrir”, promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar o poder público, a sociedade civil e as famílias sobre a importância da primeira infância, período que compreende os seis primeiros anos de vida, como base essencial para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social das crianças.
O evento aconteceu no Salão do Júri, no Palácio da Justiça, em São Paulo, e contou com a presença da desembargadora do TRT-15, Antonia Sant’Ana, representando a Presidência da Corte, e da juíza Taísa Magalhães de Oliveira Santana Mendes, coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia) de Campinas.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e contou com a participação da coordenadora da Infância e da Juventude do TJSP (CIJ), desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti. O lançamento da música “Fazer o Futuro Sorrir”, composta pela juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman e pelo rapper Renan Inquérito foi o grande destaque do evento. A canção, interpretada pelo rapper, em parceria com o Coral de Crianças do Instituto Anelo, de Campinas, simboliza o compromisso coletivo com a escuta, o afeto e a promoção dos direitos da infância. A apresentação emocionou o público ao unir arte, sensibilidade e engajamento social. O videoclipe da música também foi lançado na ocasião, reforçando o uso do RAP como instrumento de expressão cultural e de conscientização sobre a necessidade de políticas públicas eficazes para o desenvolvimento infantil.
Para a desembargadora Antonia Sant’Ana, “a presença do TRT-15 no evento reforça o compromisso com iniciativas interinstitucionais que promovem os direitos da criança e contribuem para a construção de um futuro mais humano, começando pela infância.” A juíza Taísa Magalhães destacou que “o apoio do TRT-15 à campanha ‘Fazer o Futuro Sorrir’ reafirma o papel da Justiça do Trabalho na defesa integral da infância e na promoção de um desenvolvimento digno e protegido desde os primeiros anos de vida.”
Fazer o futuro sorrir
A campanha integra o projeto “RAP da Primeira Infância”, que propõe uma reflexão sobre a necessidade de engajamento para a criação de ações e políticas voltadas ao desenvolvimento infantil saudável e digno.
Fruto de parceria com o Instituto Anelo, o Projeto Afin, o Núcleo de Interlocução de Políticas para a Primeira Infância (Nippi) e a CIJ, sob a coordenação do TJSP, a iniciativa conta com o apoio do TRT-15, da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj), do Ministério Público do Trabalho, do Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), do Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup), do Fórum Estadual de Juízas e Juízes da Infância e da Juventude de São Paulo (Foeiji-SP) e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).
Com informações e fotos do TJSP.