CSJT vai condecorar TRT-15 pelo desenvolvimento de projeto inovador de pesquisa de jurisprudência
anasiqueira
Ter, 20/08/2024 – 17:39
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) vai conceder uma premiação dupla ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Em ofício enviado nesta terça-feira (20/8) ao presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gabriel Gusmão, informa que o projeto Jurisdata Science + Falcão, desenvolvido em parceria com o TRT da 9ª Região, será nacionalizado e condecorado. Além disso, também será premiado o Laboratório de Inovação do TRT-15, Co.Labora 15, pelo apoio metodológico no desenvolvimento da iniciativa.
#ParaTodosVerem: quadro azul com imagens estilizadas em amarelo. No canto superior esquerdo da tela, os dizeres em branco: CSJT Programa Startups JT. No centro, um quadro menor branco traz os dizeres: jurisdata Science + Falcão Busca Por Jurisprudência. Abaixo, um retângulo azul, traz os dizeres em branco: TRT-15 está no top 5 dos laboratórios de Inovação. Mais abaixo, em branco no fundo azul, Transformamos ideias em soluções para a paz social. Nas laterais, a logomarca do Colabora15 e do TRT-15.
“Parabenizamos Vossa Excelência, pois o projeto Jurisdata Science + Falcão, uma parceria entre os TRTs da 9ª e 15ª Regiões, está entre as startups aprovadas, que serão agraciadas na cerimônia de premiação do Programa Startups JT”, afirma o secretário-geral do CJST. Ele destaca que a premiação será entregue ao presidente do TRT-15 pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Lélio Bentes Côrrea, durante a reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs que ocorre em 17 de setembro, em Natal (RN).
Iniciativa inovadora
O projeto Jurisdata Science + Falcão foi inicialmente selecionado entre 76 propostas apresentadas pelo Programa Startups JT, iniciativa do CSJT, em março de 2023. Ele é coordenado pela juíza do trabalho Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima e está disponível no endereço www.jurisprudencia.jt.jus.br. Tem como objetivo a construção de uma base unificada de jurisprudência dos TRTs. Atualmente, ele já reúne acórdãos, sentenças e decisões de admissibilidade de recurso de revista dos TRTs 5, 9, 14, 15, e 24.
“O reconhecimento reflete o compromisso do TRT-15 em buscar soluções inovadoras para a atividade judiciária, sempre atento às demandas que a sociedade nos apresenta”, destaca o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima. Para o magistrado, a condecoração após 18 meses de trabalho confirma a importância dos laboratórios de inovação e da cooperação entre diferentes TRTs para a modernização do judiciário trabalhista.
Além do Co.Labora 15, outros quatro laboratórios e cinco secretarias de tecnologia da informação dos TRTs serão premiados por seu papel desempenhado no programa Programa Startups JT.